Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

SITRAEMG dá as boas vindas a mais 11 novos servidores do TRT

Compartilhe

O coordenador executivo do SITRAEMG Hélio Ferreira Diogo esteve na manhã desta quinta-feira, 28, conversando com 11 recém-empossados na Justiça do Trabalho, cuja maior parte irá para postos de trabalho no interior. Junto ao coordenador, os funcionários Cássia Maria Delgado e Leopoldo Lages prestaram outras informações sobre a entidade. A visita foi realizada durante o treinamento dos novatos, no prédio da rua Goitacases.

O coordenador sindical Hélio Ferreira Diogo (o mais alto, no fundo, à direita) e os funcionários do SITRAEMG Cássia e Leopoldo (ambos na ponta, à esquerda) recebem os novatos do TRT durante treinamento (Foto: Janaina Rochido)

Diogo começou sua explanação fazendo um panorama da situação dos servidores públicos do Judiciário Federal desde o governo Fernando Henrique Cardoso, nos anos 90, passando pelas mudanças na previdência promovidas pelo primeiro governo Lula, em 2003. De acordo com ele, a política neoliberal implantada por FHC foi a responsável pela desvalorização da carreira e pelo corte de muitos direitos que os servidores tinham. E os ataques não param: “o governo [federal] quer, cada vez mais, desvalorizar a carreira por meio da terceirização, do cerceamento ao direito de greve e pelo congelamento salarial”, acrescentou, alertando que o salário pode até parecer bom hoje, mas que, em pouco tempo, eles perceberão que deveriam e poderiam ganhar mais – especialmente com a chegada das metas, do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e do aumento de trabalho trazido com isso.

Citando os perigos da PEC 59/2013 (Estatuto do Judiciário, antiga PEC 190) e da reforma sindical, que trmitam no Congresso, Hélio Diogo convidou os novos servidores a conhecerem o Sindicato e juntarem-se à categoria nesta luta. “Quem defende o seu direito é o Sindicato; nosso papel é fazer com que você não fique sozinho na instituição”, disse o coordenador. Ele ainda lembrou que o que os servidores têm hoje é fruto de muita luta de antigos colegas: “é muito difícil aprovar projetos para reajuste salarial, então foi preciso muita luta para chegarmos aqui – não esperem que o governo vá dar nada de graça”.

Os funcionários do SITRAEMG, a seguir, prestaram informações mais detalhadas sobre os benefícios de se filair ao Sindicato, como os convênios, disponíveis inclusive nas cidades do interior e acessíveis por meio da carteirinha de filiado (veja como fazer a sua aqui). O destaque é o convênio da Unimed, que, diferentemente dos oferecidos nos tribunais, tem abragência nacional e permite a inclusão de dependentes não diretos. Além disso, quem se filia ao SITRAEMG também desfruta de cursos de línguas e artes, eventos e informativos que podem ser enviados pra a residência do servidor, caso este deseje.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags