Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg convida todos(as) os(as) servidores(as) do PJU para campanha de biometrização do TRE-MG

“Caravana da Biometria” passará por 10 cidades que não contam com sede de ZEs. Veja como orientar as pessoas para a biometria. Sindicato e filiados definem pauta para reunião com presidente do Tribunal
Compartilhe

O Sitraemg apoia a “Caravana da Biometria”, que está sendo realizada pelo TRE-MG, e faz um apelo a todos(as) os(as) servidores(as) da própria Justiça Eleitoral e dos demais órgãos do Judiciário Federal (TRT3, TRF6 e Justiça Militar) a contribuírem com a campanha, divulgando-a, dando as informações necessárias e incentivando as pessoas de seus círculos familiares e de amigos que ainda não fizeram o registro biométrico a fazerem-no o mais rápido que puderem.

Desde o dia 30 de julho, até o mês de dezembro, o ônibus “TRE Aqui” vai passar por dez cidades mineiras que não têm sede de zona eleitoral para facilitar o cadastramento de cidadãos que ainda não o fizeram. O objetivo principal é ampliar o cadastramento nas regiões por onde o ônibus vai passar.

Começou por Ipaba, no Vale do Aço, onde permanece até domingo, 10 de agosto, e estará em Simonésia, na Zona da Mata, de 14 a 24/08. Os demais municípios a serem visitadas são do Sul de Minas, Alto Paranaíba, Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

Entre os servidores envolvidos nessa força-tarefa encontram-se os coordenadores do Sitraemg Fernando Neves, Marjory Sousa e Sebastião Edmar.

O sindicato, que apoia todas as ações do TRE-MG visando à agilização do processo de biometrização em todo o estado, entende que o cadastro biométrico é de extrema importância para o sistema eleitoral. Ao eliminar as possibilidades de fraudes nas eleições, confere ainda mais legitimidade ao sistema eleitoral, respeitado em todo o mundo mas fortemente atacado por radicais da política nacional nos últimos anos, fortalecendo, desta forma, a democracia no país.

O que informar as pessoas para se cadastrar

Para o eleitor ser atendido, basta levar documento de identidade e comprovante de endereço. Homens que completam 19 anos em 2025 também devem levar o comprovante de quitação do serviço militar.

Dúvidas podem ser esclarecidas ligando para o Disque-Eleitor: telefones 148 (dentro de Minas Gerais) e (31) 2116-3600.

Nas cidades que possuem sede de zonas eleitorais, os eleitores podem procurar o(s) cartório(s) eleitoral(is) local(is).

Dados da biometria em Minas

O cadastramento biométrico em Minas Gerais começou em 2009 (conheça o  histórico da biometria em Minas Gerais). Mais de 11 milhões (70,80%) de eleitoras e eleitores mineiros já tiveram a biometria coletada.

Confira o quantitativo de eleitores biometrizados por município (dados atualizados em 1º/08/2025).

Em 259 municípios, a revisão biométrica já foi concluída. Em outras  594 cidades, o cadastramento ainda é feito sem prazo para o comparecimento do eleitor.

Reunião com os servidores da Justiça Eleitoral

Na noite de terça-feira, 5 de agosto, o Sitraemg realizou reunião virtual com servidores e servidoras da Justiça Eleitoral para definição das demandas do segmento a serem levadas ao presidente do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens, agendada para sexta-feira (8), às 14 horas.

Além de demandas apresentadas pela Direção do sindicato, também foram debatidas questões sugeridas pelos filiados filiadas, por e-mail, à entidade.

A reunião, conduzida pelo coordenador geral Fernando Neves, contou com a presença, ainda, dos coordenadores Antônio Carlos de Andrade e Liana Theodoro Ferreira dos Santos Barreto, do filiado e coordenador da Fenajufe Fernando Guetti e da advogada Débora Oliveira, da assessoria jurídica.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags