O Sitraemg apoia a “Caravana da Biometria”, que está sendo realizada pelo TRE-MG, e faz um apelo a todos(as) os(as) servidores(as) da própria Justiça Eleitoral e dos demais órgãos do Judiciário Federal (TRT3, TRF6 e Justiça Militar) a contribuírem com a campanha, divulgando-a, dando as informações necessárias e incentivando as pessoas de seus círculos familiares e de amigos que ainda não fizeram o registro biométrico a fazerem-no o mais rápido que puderem.
Desde o dia 30 de julho, até o mês de dezembro, o ônibus “TRE Aqui” vai passar por dez cidades mineiras que não têm sede de zona eleitoral para facilitar o cadastramento de cidadãos que ainda não o fizeram. O objetivo principal é ampliar o cadastramento nas regiões por onde o ônibus vai passar.
Começou por Ipaba, no Vale do Aço, onde permanece até domingo, 10 de agosto, e estará em Simonésia, na Zona da Mata, de 14 a 24/08. Os demais municípios a serem visitadas são do Sul de Minas, Alto Paranaíba, Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.
Entre os servidores envolvidos nessa força-tarefa encontram-se os coordenadores do Sitraemg Fernando Neves, Marjory Sousa e Sebastião Edmar.
O sindicato, que apoia todas as ações do TRE-MG visando à agilização do processo de biometrização em todo o estado, entende que o cadastro biométrico é de extrema importância para o sistema eleitoral. Ao eliminar as possibilidades de fraudes nas eleições, confere ainda mais legitimidade ao sistema eleitoral, respeitado em todo o mundo mas fortemente atacado por radicais da política nacional nos últimos anos, fortalecendo, desta forma, a democracia no país.
O que informar as pessoas para se cadastrar
Para o eleitor ser atendido, basta levar documento de identidade e comprovante de endereço. Homens que completam 19 anos em 2025 também devem levar o comprovante de quitação do serviço militar.
Dúvidas podem ser esclarecidas ligando para o Disque-Eleitor: telefones 148 (dentro de Minas Gerais) e (31) 2116-3600.
Nas cidades que possuem sede de zonas eleitorais, os eleitores podem procurar o(s) cartório(s) eleitoral(is) local(is).
Dados da biometria em Minas
O cadastramento biométrico em Minas Gerais começou em 2009 (conheça o histórico da biometria em Minas Gerais). Mais de 11 milhões (70,80%) de eleitoras e eleitores mineiros já tiveram a biometria coletada.
Confira o quantitativo de eleitores biometrizados por município (dados atualizados em 1º/08/2025).
Em 259 municípios, a revisão biométrica já foi concluída. Em outras 594 cidades, o cadastramento ainda é feito sem prazo para o comparecimento do eleitor.
Reunião com os servidores da Justiça Eleitoral
Na noite de terça-feira, 5 de agosto, o Sitraemg realizou reunião virtual com servidores e servidoras da Justiça Eleitoral para definição das demandas do segmento a serem levadas ao presidente do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens, agendada para sexta-feira (8), às 14 horas.
Além de demandas apresentadas pela Direção do sindicato, também foram debatidas questões sugeridas pelos filiados filiadas, por e-mail, à entidade.
A reunião, conduzida pelo coordenador geral Fernando Neves, contou com a presença, ainda, dos coordenadores Antônio Carlos de Andrade e Liana Theodoro Ferreira dos Santos Barreto, do filiado e coordenador da Fenajufe Fernando Guetti e da advogada Débora Oliveira, da assessoria jurídica.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg