SITRAEMG convida servidores para atividades em memória do Desastre da SAMARCO

Compartilhe

No dia 05/11/2015, o Brasil e o mundo assistiram ao rompimento da barragem de rejeitos da Samarco (joint venture da Vale e BHP Billiton), maior desastre socioambiental da história desse país. Cerca de 50 milhões de metros cúbicos de lama composta por minério de ferro, sílica e metais pesados foram despejados no rio Gualaxo do Norte, encontrando o rio Doce e percorrendo-o até a sua foz em Regência, distrito do município de Linhares/ ES. Comunidades inteiras foram destruídas, vidas ceifadas, o modo de produção tradicional da região foi arrasado e a vida animal e vegetal no rio Doce extinguiu-se.

Centenas de ativistas de movimentos populares participarão de uma marcha, cursando o caminho inverso ao percorrido pela lama, partindo de Regência/ES no dia 31/10 e chegando a Mariana/MG no dia 02/11. Será um grande protesto com o objetivo de não deixar que esse desastre seja esquecido, para mostrar aos governos e às empresas responsáveis pelo desastre que o povo brasileiro está de vigília e exige que sejam pagas as indenizações e realizadas as reparações. O espaço terá, por fim, a finalidade de pensar conjuntamente alternativas ao modelo econômico desenvolvimentista que prima pelos lucros em detrimento da vida.

O SITRAEMG, consciente de seu dever de lutar por um meio ambiente saudável, de batalhar contra todas as formas de degradação da vida humana, participará da caravana em seu percurso por Minas Gerais. Chamamos as servidoras e servidores para discutirem a temática conosco, participando das atividades a serem desenvolvidas durante o percurso da caravana.

Programação

  • Dia 01/11/2016

10h às 12h – Audiência pública em Governador Valadares em que serão discutidos os efeitos do crime na vida do povo após um ano do rompimento da barragem, com enfoque especial na vida do povo indígena.

14h30 às 15h30 – Caminhada em Cachoeira Escura. Protesto em razão do marco de um ano de impunidade.

Às 19h será realizada uma aula pública no Ginásio 7 de Outubro, localizado na Rua Cândido Rondon – s/n em Ipatinga, que terá por temática “as consequências do crime da Samarco e o modelo de desenvolvimento em Minas Gerais”.

  • Dia 02/11/2016

9h – Caminhada no município de Rio Doce

10h às 10h30 – Plenária com as atingidos.

13h às 14h – Visita à hidrelétrica de Candonga.

  • Dia 03/11/2016 – As atividades acontecerão no Ginásio Arena/ Mariana

9h – Movimento das atingidas e atingidos. Falas do povo de Bento, Paracatu, indígenas, pescadores, viúvas, ativistas internacionais e pessoas atingidas por outros empreendimentos como hidrelétrica de Sobradinho, complexo hidrelétrico do rio Madeira, usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu etc.

13h – Discussão a respeito dos impactos dos mega empreendimentos sobre a vida das trabalhadoras e dos trabalhadores.

17h – Exposição dos efeitos do desastre por Dom Geraldo e Frei Betto.

  • Dia 04/11/2016 – As atividades acontecerão no Ginásio Arena/ Mariana

8h – Exposição dos efeitos do desastre por representantes do MPF, MPE, DPU e DPE.

10h30 às 12h – Espaço de discussão para refletirmos sobre o que já aprendemos desde o início do desastre e quais são os desafios colocados.

15h – Momento para pensarmos como nos organizaremos no próximo período para enfrentar os desafios que temos.

20h – Noite cultural.

  • Dia 05/11/2016 – Visita à Bento Rodrigues

8h – saída do Ginásio Arena de Mariana

Durante o dia acontecerá um culto ecumênico, uma mística e o ato “um minuto de sirene”.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags