Nesse sábado (8), o SITRAEMG promoveu, em sua sede, uma reunião com representantes de entidades representativas de servidores públicos de diversas categorias que vem sendo parceiras em várias frentes de lutas em defesa de direitos do funcionalismo. O objetivo foi conversar com as entidades sobre o desfile do bloco do Sindicato e servidores do Judiciário Federal em Minas Gerais, “A Justiça não é cega”, que ocorrerá na próxima sexta-feira (14), em Belo Horizonte.
Estiveram presentes dirigentes da Assibge-MG (Associação dos Trabalhadores do IBGE em Minas Gerais), Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, Anfip-MG (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal em Minas Gerais), Instituto Declata (Defesa da Classe Trabalhadora), MATI (Movimento da Advocacia Trabalhista Independente) e Sindojus-MG (Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estaduais de Minas Gerais), além dos filiados que participam do bloco A Justiça não é cega. Pelo SITRAEMG, estiveram presentes os coordenadores Célio Izidoro e Dirceu José dos Santos.
O coordenador geral Célio Izidoro explicou que o samba-enredo deste ano será o “Canto das três raças”, que foi um grande sucesso da falecida cantora mineira Clara Nunes, para homenagear o trabalhador e todas as raças (preto, branco, índio e mestiços), como forma de protesto às políticas do governo federal de desmonte do Estado brasileiro, do serviço público, dos direitos sociais e da Justiça do Trabalho. Sobretudo nesse momento em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, acaba de disparar mais um ataque aos servidores púbicos, chamando-os de parasitas, mas se esquecendo de deixar claro que ele é banqueiro de carreira e defensor do sistema financeiro, que se beneficiará com a redução dos investimentos nos serviços públicos. Os representantes das entidades convidadas também se manifestaram reforçando a necessidade desse engajamento dos servidores e trabalhadores da iniciativa privada nas lutas.
Célio Izidoro aproveitou a oportunidade para reforçar o convite de todas as entidades representativas dos trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada para o desfile da próxima sexta-feira.