O SITRAEMG protocolou, no dia 17/04, no TRT, ofício requerendo as seguintes providências em todas as unidades da Justiça do Trabalho no estado, da capital e do interior: intensificar a segurança, por meio de agentes de segurança, no horário diurno; instalar e monitorar sistema de segurança eletrônica em todas as unidades do TRT, em especial no horário noturno; informar ao Sindicato e aos servidores as providências que estão sendo tomadas em relação ao fato ocorrido em Pará de Minas; informar ao Sindicato se há contratos vigentes com empresas de segurança e em quais localidades, bem como se há contratos vincendos ou vencidos pendentes de regularização ou renovação.
No documento, o Sindicato elencou, como justificativas para o pleito, o grave incêndio ocorrido na madrugada do dia 16/04/18, na Vara do Trabalho de Pará de Minas (veja foto acima); outros fatores de violência que já ocorreram dentro de instalações públicas (por exemplo, explosão de caixas eletrônicos nas unidades do TRT e Justiça Federal em Uberlândia); e que “situações como a ocorrida em Pará de Minas geram ansiedade, medo e insegurança nos servidores, implicando em consequências tanto para a saúde quanto para o bom desempenho das suas funções”.
“É imperioso que o TRT forneça proteção aos servidores públicos das unidades, advogados e partes do processo. Faz-se necessário ter agentes de segurança no turno diurno, e no noturno, sistema eletrônico de segurança, com câmeras vigilantes. Não pode haver restrições de gasto público na dotação orçamentária para custeio de segurança da instituição. Afinal, a vida dos usuários da Justiça do Trabalho, bem a integridade das instalações do Judiciário, não podem ficar à mercê da própria sorte”, adverte o coordenador do SITRAEMG Hélio Ferreira Diogo, servidor do TRT em Belo Horizonte.
Histórico arrombamentos
O incêndio ocorrido na madrugada da última segunda-feira (16) danificou móveis, equipamentos e materiais de uso dos magistrados e servidores da VT de Pará de Minas. Pior do que isso, atingiu também os processos judiciais. O sinistro, que é investigado pela Polícia Federal, está longe de ser o primeiro evento do gênero registrado no Judiciário Federal em Minas Gerais, causando prejuízos públicos e riscos para os servidores.
Confira, a seguir, alguns episódios registrados pelo SITRAEMG, que, tão logo deles tomou conhecimento, solicitou imediatamente às administrações dos respectivos tribunais, com urgência, as medidas necessárias no sentido de apurar para se chegar aos responsáveis pelos acontecimentos e para e as providências para corrigir eventuais falhas que os causaram, para garantir a segurança dos servidores.
08/06/2016 – Caixa eletrônico localizado no prédio da Justiça Federal em Uberlândia (na avenida Cesário Alvim, bairro Brasil), foi explodido por criminosos durante a madrugada. desta quarta-feira (8/06). O crime foi registrado na. Ninguém foi preso até o momento. Três criminosos encapuzados renderam os vigilantes que estavam no local antes de realizarem a explosão. Não foi informado se os ladrões conseguiram levar dinheiro. À polícia, os vigilantes disseram que o trio fugiu em um veículo de cor branca. Populares informaram que um outro veículo também ajudou na fuga dos criminosos. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil fizeram vistoria e avaliação do local.
02/03/2015 – Caixa eletrônico localizado no prédio do TRT, em Uberlândia, também na avenida Cesário Alvim, bairro Brasil, foi explodido por criminosos, por volta das 5 horas da manhã, causando grandes danos na edificação, sobretudo no primeiro andar.
15/03/2014 – Invasão da 4ª VT e à secretaria do foro trabalhista de Juiz de Fora, durante a madrugada. Os invasores arrebentaram o sistema de alarme e mexeram em tudo que encontraram pela frente.
09/12/2013 – Na madrugada daquele dia, bandidos explodiram o caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, também instalado dentro do TRT de Uberlândia, que tem dois pavimentos.
18/03/2013 – Bandidos explodiram o caixa eletrônico do Banco do Brasil, naquela madrugada, ficando a sede com vários vidros quebrados e cerca de R$ 2 mil foram encontrados pelos policiais, espalhados no chão.
Links pertinentes:
VT de Pará de Minas foi incendiada na madrugada desta segunda-feira (16)
JUSTIÇA FEDERAL – SITRAEMG cobra medidas de segurança para os servidores da Subseção Judiciária de Uberlândia
SEGURANÇA – Criminosos explodem caixa no prédio da Justiça Federal em Uberlândia
Servidores da JT de Uberlândia pedem vistoria no prédio do fórum, alvo de duas explosões em 2013