Sitraemg cobra do TRT3 pagamento imediato da VPNI descontada dos oficiais de justiça

Compartilhe

O Sitraemg cobrou novamente, do TRT3, o pagamento da VPNI de quintos para os oficiais de justiça que tiveram esse passivo descontado de seus vencimentos nos anos de 2020 e 2021.

Solicitou, ainda, a revisão dos atos de aposentadoria dos OJAFs que tenham sido publicados sem a incorporação da VPNI, ou que posteriormente tenham sido revisados para exclusão da parcela.

O requerimento administrativo (veja cópia) foi encaminhado à presidente do Tribunal, desembargadora Denise Alves Horta, na sexta-feira, 1º de março.

O sindicato lembrou que o TRT3, interpretando indevidamente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou o corte da VPNI dos oficiais de justiça. A alegação foi de que a Corte de Contas proibiu o pagamento cumulativo desse passivo com a Gratificação de Atividade Externa (GAE).

Posteriormente, em razão da liminar obtida pela Assojaf-MG e de entendimentos daquela Associação e do Sitraemg com a Administração do Tribunal, o corte foi revisto e a VPNI foi reincorporada à folha de pagamento.

Porém, para os servidores aposentados, no momento em que o ato de aposentadoria era encaminhado para análise do
TCU, este seguia negando o registro e determinando ao Tribunal de origem a revisão do ato para exclusão da VPNI. O próprio TRT3 passou a publicar as aposentadorias sem a rubrica.

O Sitraemg argumentou que, na sessão plenária de 7 de fevereiro de 2024, o TCU reconheceu a legalidade do pagamento da VPNI concomitantemente à GAE, desde sua origem, nos termos do Acórdão 145/2024/TCU-Plenário (veja cópia da decisão do TCU).

Além disso, o Congresso Nacional, na sessão conjunta de 14/12/2023, rejeitou o veto presidencial ao artigo 4º da Lei 14.687/2023. Com isso, reincorporou à referida lei o dispositivo que, dando nova redação ao artigo 16 da Lei 11.416/2006, determinou o pagamento cumulativo da VPNI com a GAE, vedando a “redução, absorção ou compensação” do passivo.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags