Sindicato cheio na tarde desta sexta-feira, 26, onde aconteceu mais uma reunião mensal dos aposentados e pensionistas filiados à entidade. Dessa vez, a condução do encontro ficou por contos dos coordenadores João Batista Sellera Bárbaro e Célio Izidoro Rosa.
Na programação do evento, informes sobre as principais lutas da categoria e palestra interativa com o tema “Conferindo significado às nossas histórias familiares”, que foi apresentada pela psicóloga Alda Cristina Duarte, mestre em Psicologia Clínica (Família e Comunidade) e assistente social judicial do TJMG (cargo atual). Para fechar o encontro, um lanche de confraternização com os aniversariantes do mês de setembro.
Os coordenadores sindicais agradeceram a presença dos colegas, entre eles muitos vindos do interior, e destacaram o importante momento em que a categoria se encontra pela conquista da reposição salarial. Falaram sobre as diversas atividades realizadas neste mês em prol daquele benefício e convidaram todos os presentes para participarem do próximo “Apagão” agendado para o dia 1º/10. Izidoro destacou o desrespeito da presidente Dilma ao cortar do orçamento para 2015 os valores previstos para o reajuste de toda a categoria e frisou que só com muita luta e união dos servidores conseguirão o justo reajuste. Enfatizou, ainda, que o momento é propício para alcançarem o reajuste considerando a chegada das eleições. “Devemos mostrar ao governo federal a nossa força e que se não houver reposição não haverá eleição”, disse o coordenador sindical chamando todos os colegas para a manifestação do dia 1º, que acontecerá justamente em frente ao prédio dos Cartórios Eleitorais.
Sobre a PEC 555/2006, que acaba com a cobrança previdenciária dos inativos, Sellera informou que o Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas) em parceria com o Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e outras entidades lançou uma campanha pela derrubada da taxação dos inativos. A campanha consiste em visitas a parlamentares de todo o Brasil, em seus respectivos estados, a fim de pressioná-los pela aprovação da matéria.
Palestra interativa
Diferente de muitas palestras apresentadas em reuniões anteriores, a de hoje deu mais espaço para que todos os filiados presentes pudessem se manifestar, contando suas histórias. Com o tema “Conferindo significado às nossas histórias familiares”, a palestrante Alda Cristina Duarte, informou, baseada no livro “A bela velhice”, de Mirian Goldenberg, que o intuito daquele encontro era de mostrar o que a autora busca, ou seja, o que as pessoas podem fazer para experimentar uma bela velhice, como ela pode ser construída ao longo da vida ou mesmo tardiamente.
Separados em grupos (confira nas fotos abaixo), os presentes foram convidados a construir uma história, a partir de seus relatos, e mostrar como que, a partir de uma dificuldade conseguiram superar obstáculos. Após as apresentações, a psicóloga fez um paralelo com os estudos de vários autores e mostrou como os problemas e histórias de superação de cada um são muito parecidos com os que os autores tratam em seus livros.