Foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de agosto, por videoconferência em razão da pandemia do coronavírus, o seminário do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).
No primeiro dia, os representantes das entidades que integram o fórum, entre as quais Fenajufe, debateram os temas “A situação do Brasil, os desafios para os sindicatos e para a classe trabalhadora” e “A política de desmonte do estado, as tarefas dos servidores públicos e dos sindicatos”; no segundo, discutiram as ações e estratégias de enfrentamento na defesa da Democracia, dos serviços públicos, dos servidores e das organizações sindicais; e no último, aprovaram, em plenária virtual, os encaminhamentos e o calendário de lutas.
A seguir, os encaminhamentos e o calendário aprovado, que será avaliado pela Diretoria Executiva do SITRAEMG para posterior discussão com a categoria:
Principais encaminhamentos
- Construir a Campanha Unificada do(a)s SPFs de 2020/2021.
- O Fonasefe deve centrar suas ações contra a reforma administrativa e em solidariedade às lutas da classe trabalhadora.
- Indicar a realização de um Dia Nacional de Lutas com greves e paralisações nas três esferas do funcionalismo.
- Desenvolver articulações com as centrais sindicais, sindicatos, juventude e movimentos sociais para avançar na construção de uma Greve Geral em defesa da vida
- Realizar plenárias estaduais dos servidores públicos das 3 esferas e com trabalhadores(as) das empresas estatais.- Construir comitês estaduais/regionais/locais das três esferas do funcionalismo e empresas estatais, fortalecendo os fóruns já existentes.
- Greve sanitária: contra o descaso do governo diante da pandemia que causou a pior crise sanitária do país.
- Indicar fortemente que as entidades se posicionem no sentido de trabalhar a favor da construção de uma greve em defesa da vida, contra a barbárie, e por políticas sociais .
Calendário
Agosto: construir comitês estaduais/regionais/locais das três esferas do funcionalismo e empresas estatais, fortalecendo os fóruns já existentes.
- 1ª quinzena de setembro: Realizar plenárias estaduais dos servidores públicos das três esferas e com trabalhadores (as) das empresas estatais, na primeira quinzena de setembro, com objetivo de construir o Dia Nacional de Lutas e a campanha unificada em defesa do funcionalismo público e dos serviços públicos
- 2ª quinzena de setembro: Indicar a realização de um dia nacional de lutas com greves e paralisações nas três esferas do funcionalismo (municipal, estadual e federal) e empresas estatais, em diálogo com o movimento estudantil e movimentos sociais.
Fonte (e foto): Fenajufe