A coordenadora geral do Sitraemg Eliana Leocádia está participando de mais uma rodada de mobilizações no Congresso Nacional em defesa da derrubada do Veto 25/2023.
Na terça-feira, 7 de novembro, ela se juntou a representantes da Coordenação da Fenajufe em visitas a vários senadores apresentando os argumentos da categoria contra o veto.
Pela Federação, participaram os coordenadores Fabrício Louguércio e Paulo José da Silva (que é também membro do Conselho Fiscal do Sitraemg), além da assessora parlamentar Fernanda Modeli.
Entenda o Veto 25
O Veto 25 se refere ao artigo 4º do PL 2342/2022, que virou Lei 14.687/2023. No ato da sanção presidencial, o dispositivo foi excluído do projeto.
O artigo 4º estabelece: 1) impedimento da absorção dos quintos na recomposição salarial dos servidores; 2) a legalidade da acumulação da VPNI e GAE dos oficiais de justiça; 3) a transformação do AQ por diploma (de ensino superior) dos técnicos em VPNI; 4) o reconhecimento da essencialidade dos cargos das carreiras do judiciário.
Visita aos senadores
No gabinete do senador Carlos Portinho (PL/RJ), os servidores ouviram do parlamentar a afirmação de que o líder do governo estaria “travando (a votação dos vetos), que não quer fechar acordo”. Já assessora Cristiane informou que nova reunião de líderes estava marcada para a manhã de quarta-feira, 8 de novembro, para tratar do assunto.
Outro gabinete visitado foi o do senador Weverton Rocha (PDT/AM). Uma de suas assessoras disse acreditar na possibilidade da derrubada do veto.
No plenário, eles ouviram o senador Izalci Lucas (MDB/DF) defender a retirada do veto da pauta caso não haja acordo pela sua derrubada.
O grupo também esteve nos gabinetes dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Marcelo Castro (MDB/PI), sendo recebidos pelos respectivos assessores, Maria Izabel Sales e Robert Pites.
Votação agendada
O Veto 25/2023 é o item número 29 da pauta da sessão ordinária do Congresso Nacional de quinta-feira, 9 de novembro, às 10 horas (veja aqui).
O tema já esteve pautado outras vezes, mas foi retirado de pauta estrategicamente a pedido de parlamentares simpáticos à causa dos servidores do Judiciário Federal.
Pressione os deputados e senadores
Os servidores podem reforçar a pressão sobre os parlamentares enviando mensagem em defesa da derrubada do Veto. Acesse a matéria do link abaixo e veja como enviar:
Assessoria de Comunicação
Sitraemg