Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg agradece empenho do deputado Mário Heringer pela aprovação dos PLs do AQ e da recomposição salarial

Parlamentar mineiro prometeu se empenhar também pela sanção desses projetos e pelo avanço na Casa de outras matérias de interesse da categoria
Compartilhe

Os coordenadores do Sitraemg Enilson Fonseca, Alessandra Matias Barbosa e Antônio Carlos de Andrade Filho reuniram-se com o deputado Mário Heringer (PDT/MG), na quinta-feira, 11 de dezembro, no gabinete do parlamentar em Belo Horizonte.

Os sindicalistas foram agradecer a atuação do deputado em favor de dois projetos de lei da maior importância, no momento, para os servidores do Judiciário Federal: o PL 3084/2025, do adicional de qualificação, e o PL 4750/2025, da recomposição salarial.

A vice-presidente nacional do PDT, Sirlei Soalheiro, o coordenador do sindicato Antônio Carlos de Andrade Filho, o deputado Mário Heringer, e os coordenadores Alessandra Barbosa e Enilson Fonseca

Com relação ao primeiro, o deputado foi autor da emenda ao PL 3084/2025 que beneficiaria os servidores do TRT3 e do TRE-MG em razão da vitória jurídica obtida pelo Sitraemg com o reconhecimento da natureza de vencimento básico da GAJ (Gratificação de Atividade Judiciária), mas infelizmente não foi acolhida. Ele também apoiou e se empenhou pela aprovação das duas matérias.

Aproveitando a oportunidade, os coordenadores do sindicato pediram, ainda, o apoio do parlamentar ao PL 4/2024, a intercessão do parlamentar junto ao presidente da República para que sancione, ainda este ano, os dois projetos já citados, além do PL 2447/2022, que regulamenta e fortalece a Polícia Judicial no âmbito do Poder Judiciário da União, também aprovado neste mês de dezembro. “Não se preocupem. Podem contar com o meu apoio”, disse.

Estruturação na carreira, criação de cargos para o TRF6 e reforma administrativa

Outros pleitos da categoria relatados pelos dirigentes sindicais foram a estruturação da carreira e o PL 8132/2014, que cria 462 cargos efetivos para a Justiça Federal, sendo 297 de analista judiciário e 165 de técnico judiciário.

Sobre a estruturação da carreira, o deputado Mário Heringer lembrou que, primeiro, a categoria deve lutar internamente para que a proposta do anteprojeto seja encaminhada à Câmara. “É só me falarem quando o projeto chegar”, orientou, comprometendo-se a apoiar a matéria.

Quanto à proposta de criação de cargos, o coordenador Enilson Fonseca explicou que o projeto foi aprovado este ano na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. Porém, teve sua tramitação suspensa, por um bom motivo. Graças à intervenção do sindicato, a Presidência da Superior Tribunal de Justiça (STJ) achou por bem analisar melhor a matéria buscando incluir o TRF6 entre os beneficiados com os novos cargos a serem criados, já que o Regional mineiro ainda nem existia quando o projeto foi encaminhado ao Legislativo. Mas ele prometeu o seu empenho para a aprovação também desse projeto.

O deputado mineiro ressaltou, ainda, que é contra a reforma administrativa, avaliando que, pela complexidade de seu conteúdo e das mudanças previstas para o serviço público e servidores, a proposta não deve prosperar no Congresso Nacional. Por fim, ele elogiou a iniciativa do sindicato de contratar um assessor econômico para esmiuçar o orçamento do poder judiciário e cobrar o atendimento aos pleitos dos servidores.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags