Sistema desenvolvido por servidores agiliza tramitação de ações no TST

Compartilhe

O jornal Folha de São Paulo de hoje, 5 de agosto, publicou notícia informando que o Tribunal Superior do Trabalho – TST implantou um sistema de processamento eletrônico de ações que reduzirá de seis meses para apenas dois dias o tempo para envio de recursos dos TRTs ao tribunal. O novo sistema vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 11 milhões por ano.

A rede digital foi desenvolvida pelos servidores do órgão, técnicos em informática do próprio TST. Com isso, de acordo com Walcênio Silva, gerente da Coordenadoria de Processos Eletrônicos do tribunal, não houve a necessidade de contratar terceiros ou comprar programas de computador para colocar o sistema em operação.

Antes da instalação do sistema, todos os volumes das ações eram encaminhados ao TST, o que gerava custos ligados ao transporte dos autos que somavam R$ 11 milhões por ano. Porém, desde segunda-feira os TRTs estão obrigados a digitalizar todas as folhas dos processos e encaminhá-las por via eletrônica ao TST. Silva afirma que esse novo mecanismo promoverá uma economia de recursos financeiros e também de tempo, reduzindo os atuais seis meses para apenas dois dias.

Agora, com o envio dos volumes digitalizados, serão gastas em média 48 horas para processar as informações das causas e distribuir os processos aos ministros do TST. Outra facilidade é o acesso às páginas dos processos via internet. 

Fonte: Folha de São Paulo / Flávio Ferreira
Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags