Sindieletro denuncia: Cemig não debate os principais problemas do consumidor

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Conforme informações do Sindieletro/MG (Sindicato dos eletricitários do estado de Minas Gerais), a Cemig realiza nesta semana (11 a 15 de março) a Semana do Consumidor. No entanto, na avaliação daquela entidade, essa é uma iniciativa “inválida”, pois, na programação, não está previsto o debate sobre problemas relacionados à qualidade dos serviços da Cemig, como os apagões, a demora no restabelecimento da energia e as dificuldades para o cliente conseguir falar com a empresa, além do alto preço das tarifas e erros nas contas de luz.

“Apesar de ser representante dos eletricitários, o Sindieletro tem recebido diversas ligações de consumidores com reclamações sobre os serviços da Cemig. Eles relatam, principalmente, a constante falta de energia, com a demora superior a 24 horas para o restabelecimento, e a cobrança de tarifas abusivas”, salienta o sindicato dos eletricitários mineiros.  

Ainda de acordo com matéria veiculada no site do Sindieletro/MG, dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que 77% da população mineira estão sem luz acima do tempo máximo estabelecido pela Agência. O DEC, indicador que mede o tempo que as famílias ficam sem luz, só vem piorando. Em 2012, o indicador ficou 37% acima do DEC medido em 2003. Na época, a meta da Cemig era baixar o DEC para um dígito.

Na Cemig, sustenta o Sindieletro/MG, o quadro de pessoal está desfalcado (eram 18 mil na década de 90, hoje são 8 mil), “o que afeta a qualidade dos serviços”. Para atender as demandas, a empresa usa a terceirização, com empreiteiras que pagam salários baixos e oferecem condições precárias de trabalho. “A consequência tem sido a piora no atendimento ao consumidor e muitos acidentes graves e fatais. Só este ano dois eletricitários de empreiteiras perderam a vida em decorrência de acidente de trabalho na rede da Cemig”, denuncia.

Diante desse quadro, o Sindieletro/MG cobra da Cemig concurso público para a contratação de mais trabalhadores, melhorando as condições de trabalho e a qualidade do serviço prestado.

Fonte: Sindieletro/MG

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