No segundo dia da etapa desta semana pelo Pé na Estrada (no primeiro, quarta-feira, 31/08, eles estiveram nos cartórios eleitorais das cidades de Aiuruoca, Baependi, Cambuquira, Caxambu, Conceição do Rio Verde e Cruzília), o coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro visitaram (quinta-feira, 2) nas cidades de São Lourenço, Carmo de Minas, Cristina, Lambari, São Gonçalo do Sapucaí e Campanha.
Nos cartórios eleitorais, os visitantes pediram desculpas por interrompê-los neste momento em que estão abarrotados de trabalho, em razão do período eleitoral. Porém, explicaram que não podiam deixar de cumprir o compromisso do Sindicato de visitar os colegas nos locais de trabalho do interior.
Em Carmo da Mata, os representantes do SITRAEMG elogiaram os colegas pelos 100% de filiação naquele local de trabalho. No quesito reclamação, destaque para o cartório eleitoral de Cristina, com o único servidor efetivo ali lotado relatando que não sabe como conseguir dar conta de 250 processos que aguardam julgamento, pois há um número ínfimo de cedidos para ajudá-lo, em meio a um grande número de representações contra a veiculação de propaganda eleitoral e a legislação complexa dificulta ainda mais esse trabalho.
Em Lambari, o coordenador Célio Izidoro e o funcionário Leopoldo Lajes agradeceram os colegas pelo reconhecimento do trabalho que está sendo realizado pela atual diretoria do Sindicato e foram brindados com a filiação do servidor Luiz. Este reivindicou ao SITRAEMG que interceda por eles junto à administração do TRE com solicitação para que não poupe esforços visando para garantir imóveis com padrão “nota dez” para os cartórios eleitorais do interior. O Tribunal, reclamaram, garante eletrodomésticos, mas não disponibiliza os materiais de trabalho necessários. O SITRAEMG entende que isso leva à precarização e desestimula os servidores, fazendo-os muitas vezes desistirem daquele local de trabalho e pedir remoção ou participar de concurso para outros órgãos públicos. Esse é o caso, por exemplo, do cartório de Campanha.