O Sitraemg solicitou reunião com o presidente do TRE-MG, desembargador Ramon Tácio de Oliveira, para debater a redução no número de estagiários que atuam no Tribunal.
O sindicato recebeu informações preliminares de que, em nome de se adequar à proposta orçamentaria de 2025, a administração do Tribunal reduzirá, ainda em janeiro, o número de estagiários, prejudicando as zonas eleitorais já sobrecarregadas.
Exemplo de município penalizado seria Juiz de Fora, onde hoje há apenas uma vaga por zona. Os servidores advertem que o corte deve afetar negativamente o andamento dos trabalhos nesses locais. Os impactos se dariam, principalmente, em relação ao volume de atendimentos e ao cumprimento de metas de biometria.
O Sitraemg alerta que, para piorar a situação, além do desligamento dos estagiários, previsto para o final de janeiro, em junho, quando vence o prazo das requisições, os cartórios eleitorais serão afetados novamente pela redução de pessoal.
No ofício enviado nesta sexta-feira, 17 de janeiro, o sindicato explica que tal contexto torna urgente a realização de reunião com a Administração do TRE-MG, sob o risco da sobrecarga dos poucos servidores efetivos comprometer a realização adequada das atividades cartorárias.
A direção do Sitraemg tem como bandeira principal o provimento de cargos no quadro próprio do TRE-MG, o que inclui a realização de concursos públicos. Portanto, a luta pela manutenção do quadro de estagiários e requisitados ocorrerá até o preenchimento do quadro de efetivos.
Leia Oficio encaminhado ao TRE-MG
Assessoria de Comunicação
Sitraemg