A coordenadora do Sitraemg Joana D’arc Guimarães participou de reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, realizada de forma virtual nesta segunda-feira, 4 de agosto, em que discutiu estratégias de mobilização para defender o serviço público e os servidores e servidoras.
Dentre as principais ações, está a abordagem, nos aeroportos e na Congresso Nacional, de deputados e senadores para cobrar a defesa da estabilidade e o ingresso por concurso público, pilares do serviço público.
Com o fim do recesso parlamentar, Joana avalia que a mobilização é urgente, sobretudo num contexto em que o Congresso Nacional tenta acelerar uma nova proposta de reforma administrativa, que retoma pontos polêmicos da PEC 32/2020, amplamente rejeitada por servidores e pela sociedade.
“Convocamos os filiados do Sitraemg a acompanharem este debate nas redes e nos atos, unindo-se a nós para dizer que não aceitaremos reformas que desmontam os serviços públicos, atacam os servidores e restringem os direitos da população”, conclama a coordenadora do Sitraemg.
Em que pé está
Foi criado um Grupo de Trabalho da Reforma na Câmara e o coordenador, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), deve apresentar nas próximas semanas o relatório final – sem qualquer diálogo com as entidades representativas do funcionalismo público.
O relatório propõe:
* Flexibilização dos vínculos empregatícios
* Legalização de contratos temporários e terceirizações
* Retirada de direitos dos servidores
* Precarização dos serviços públicos
Assessoria de Comunicação
Sitraemg