Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

 Sindicato e lutas da categoria são apresentados a servidores em treinamento do TRE

Compartilhe

Nesta segunda-feira (20), o SITRAEMG, representado pelo coordenador Paulo José da Silva, esteve mais uma vez no Centro de Treinamento do TRE, em Belo Horizonte, para falar sobre as lutas da categoria e a atuação do Sindicato aos servidores da Justiça Eleitoral que participam de treinamento para as eleições deste ano.

????????????????????????????????????

Avaliação de desempenho

O coordenador iniciou sua fala abordando os dois projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que tratam da avaliação de desempenho no serviço público. Ele explicou que o PLS 116/17 é de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE), e que o SITRAEMG, juntamente com a Fenajufe e outros sindicatos, tentaram modificá-lo, em contatos com o relator da matéria, senador Lasier Martins (PSD/RS). Porém, este apresentou relatório favorável ao texto original, deixando para os servidores o desafio de se mobilizarem para conseguir com os demais parlamentares uma alteração que evite o prejuízo maior, que seria a extinção da estabilidade no serviço público. E Paulo da Silva esclareceu que, quanto ao PLS 116/17, pelo menos há uma possibilidade de retirá-lo de tramitação, pois, sendo tendo sido proposto pelo Legislativo, pode ter arguida sua inconstitucionalidade. Já pensando nesse possível revés, o governo cuidou logo de pressionar para que volte a se movimentar também o PLP 248/1998, que também se refere à avaliação por desempenho e não se caracteriza pelo vício de iniciativa, pois é de autoria do próprio Executivo. A luta, portanto, é contra ambas as matérias.

Data-base e quintos

Outro tema abordado pelo coordenador do Sindicato foi a luta pela data-base. As entidades dos servidores, incluindo o SITRAEMG, mobilizam-se intensamente para que o Supremo Tribunal Federal prossiga logo o julgamento de um recurso extraordinário que, se acolhido, obrigará todos os chefes do Executivo a regulamentarem a revisão geral anual (data-base) para seus respectivos funcionalismos. A ministra Carmen Lúcia não quis receber os servidores ao longo de todo o seu mandato na Presidência do Supremo. Mas o ministro Dias Tofolli, mais acessível, os recebeu, e será procurado novamente logo que assumir o lugar da colega, em setembro. Uma outra opção de conseguir a data-base é através do PLS 228/2018, que tramita no Senado, com parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça favorável ao funcionalismo.

Ainda no STF, as entidades também vêm se mobilizando pela votação da ação dos quintos. O SITRAEMG mesmo já esteve presente em várias sessões do Tribunal, mas a matéria acabou não entrando em votação. Mas a luta continua.

Quanto à luta pela reposição salarial, Paulo José da Silva relatou que, na semana passada, o SITRAEMG, juntamente com a Fenajufe, Sintrajufe-RS e Sindjufe-BA, reuniu-se com o deputado Leonardo Quintão (MDB/MG), relator do PL 6613/09, que foi deixado de lado anteriormente mas continua em tramitação. Eles reivindicaram ao parlamentar que enviasse um ofício ao STF solicitando a realização de reunião de negociação com o futuro presidente do órgão, ministro Dias Tóffoli, para que, a partir daí, se retome a tramitação do projeto, ou outro que o substitua, tratando de uma reposição efetiva das perdas salariais dos servidores do PJU. Os próprios sindicalistas, juntamente com a assessoria do deputado, redigiram o ofício, que ficou para o parlamentar assinar e remeter.

Reforma da Previdência e reposição salarial

A propósito da Reforma da Previdência, ele alertou que qualquer político que venha a ser eleito presidente da República, vai retomar a discussão sobre a reforma. “Temos que estar atentos a isso. Mas precisamos da união dos servidores”, conclamou, lembrando que os servidores do Judiciário Federal já vêm sofrendo perdas consideráveis e precisam reagir. Algumas dessas perdas são decorrentes da Resolução 219, com reflexos negativos principalmente no TRT (redução de processos, em consequência também da reforma trabalhista, o que enfraquece a Justiça do Trabalho) e no TRE (rezoneamento, com redução de zonas eleitorais, que também fragiliza a Justiça Eleitoral).

Campanha de Valorização do Servidor

Esse tema também foi bastante ressaltado pelo representante do SITRAEMG na reunião de hoje com os servidores da Justiça Eleitora. O coordenador informou que a campanha vem sendo realizada desde junho e que o Sindicato produziu vários materiais para difundi-la em todo o estado. Vai ser difundida, inclusive, em mensagem a ser veiculada em rádios da capital e interior do estado.

Por fim, o sindicalista destacou a importância dos servidores se filiarem, lembrando que as entidades dos magistrados conseguem a filiação de quase 100% de suas bases, e por isso conseguem ter muito mais força e vitórias no Congresso Nacional. “É preciso que  a gente fortaleça o nosso sindicato. Essa é a única forma de mantermos a força da nossa categoria”, concluiu.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags