Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sindicato deve participar do Comitê de Saúde e da Subcomissão de Assédio Moral do TRT3

Compartilhe

Na segunda-feira, dia 18 de setembro, a coordenação do sindicato se reuniu com Diretor-Geral do TRT3, Carlos Athayde Viegas Valadares, na sede do Tribunal, em Belo Horizonte. A audiência, realizada a pedido do sindicato, discutiu a política de enfrentamento ao assédio moral adotada pelo Tribunal.

Durante a reunião, o DG se comprometeu a solicitar que a secretária de Saúde do Tribunal garanta que o sindicato volte a participar do Comitê de Saúde.

Avanço

A Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação foi instituída há três anos a partir da Resolução nº 351/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O objetivo da Resolução não se limita a debater, apenas, ações de combate a algumas práticas. Visava ao enfrentamento de modo mais genérico.

A resolução 518/23 atualizou a Resolução 351/20. Pelas orientações do CNJ, fica garantida a participação dos sindicatos nos colegiados que debatem diretamente o assédio moral nos tribunais.

No caso do TRT3, a direção optou pela criação de subcomissões para implantar a Política.

O coordenador do Sitraemg e servidor do TRT3, David Landau, ressalta que, tanto o retorno para o Comitê da Saúde quanto o assento na Subcomissão de Assédio Moral são “conquistas importantes para os servidores do tribunal trabalhista.”

O coordenador do Sitraemg, Alexandre Magnus, considera a presença do sindicato nesses dois colegiados ‘grande vitória’ da direção do sindicato e, principalmente, dos servidores. “Estar nesses assentos significa que estaremos, mais do que nunca, vigiando e denunciando para que os casos de assédio não venham ocorrer”, destaca Magnus.

Proteção

David Landau questionou, em mesa, o fluxo que o tribunal pretende adotar no combate ao assédio, neste novo contexto. Também reafirmou a importância da garantia de sigilo dos denunciantes.

Na reunião, o sindicato contou com a presença psicólogo do Sitraemg, Arthur Lobato, e das advogadas Débora Oliveira e Letícia Kaufmann.  Além do DG, o TRT3 foi representado por Juliana Ramos, assessora de assuntos administrativos, e Natália Lima, assessora técnica.

Desafio

Arthur Lobato é pesquisador e coordenador do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do sindicato desde 2015. Durante a reunião, ele reforçou a importância do combate aos assédios utilizando diferentes ferramentas.

“Em todos os setores do judiciário está ocorrendo forte mudança organizacional vinda, principalmente, da implantação do tribunal 4.0, que troca o processo judiciário físico pelo virtual.  Mas o TRT entende o mundo do trabalho melhor do que outros tribunais. O sindicato quer ajudar o tribunal trabalhista  nesta construção de caminhos para prevenir o assédio e acolher o servidor que quer trabalhar em paz e em segurança”, ressaltou.

Leia mais:

Sitraemg se reunirá com diretor-geral do TRT3 em 18 de setembro

Sitraemg pede informações sobre projeto de mudanças em unidade do TRT3 em BH

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags