Para que os(s) servidores(as) estejam devidamente preparados(as) e seguros(as) para participar da greve, o Sitraemg divulga, abaixo, informes e orientações de extrema importância. Também são apresentados abaixo documentos que poderão ser usados em eventuais necessidades e até materiais que poderão confeccionar nas localidades para uso em atos e concentrações locais no período de paralisação.
A greve é legal
O Sitraemg tomou todas as medidas requeridas pelo arcabouço legal de um movimento grevista, comunicando a decisão da categoria aos tribunais e à população. Se magistrados ou chefias fizerem quaisquer questionamentos nos dias da greve, é só mostrar estes documentos:
Além disso, nos atos e concentrações no interior, imprimam e distribuam, para as pessoas que estiverem passando pelo local, a “carta aberta à população”:
“Ponto paralelo”
Para melhor controle sobre o movimento grevista e mesmo para oferecer respaldo legal aos grevistas em posterior negociação sobre os dias paralisados com as administrações dos tribunais, o sindicato orienta todos os servidores e todas as servidoras que participarem da greve, na Capital e no interior, a preencherem o “ponto paralelo” disponível neste link.
O formulário será direcionado ao Sitraemg e os nomes dos servidores serão mantidos em absoluto sigilo.
Atos e concentrações
O Sitraemg realizará atos públicos em Belo Horizonte todos os dias da semana de 30/06 a 04/07, e convoca os servidores da Capital e de cidades da Região Metropolitana para todos eles. Convoca também os servidores das cidades mais longínquas do interior para os atos de quinta-feira (3/7) e sexta-feira (4/07). O Comando de Greve está avaliando a possibilidade da realização de um show musical na quinta-feira. Os atos em BH:
- Segunda-feira (30/06), às 10h: TRT R. Goitacazes, 1.475, Barro Preto
- Terça-feira (01/07), às 13h: TRE Av. Prudente 100, Cidade Jardim
- Quarta-feira (02/07), às 13h: Justiça Federal Av. Álvares Cabral, 1.741, Santo Agostinho
- Quinta-feira (03/07), às 13h: TRE Prudente 100, Cidade Jardim
- Sexta-feira (04/07), às 13h – Ato e AGE: TRT Av. Getúlio Vargas, 225, Funcionários
Transporte e hospedagem
O sindicato reembolsará as despesas de transporte para filiados(as) que se deslocarem do interior para BH. Para obter o reembolso, o servidor filiado terá que enviar o ticket de ônibus para o e-mail financeiro@sitraemg.org.br.
No caso de deslocamento em veículo próprio, enviar o comprovante de abastecimento de combustível na cidade/trajeto do evento, estacionamento e pedágio. O reembolso ocorrerá na proporção de R$1,51 (um real e cinquenta e um centavos) por quilômetro percorrido da cidade/residência até o evento, sendo obrigatório o envio, para referência dos cálculos, da tela do Google Maps indicando o percurso com a quilometragem.
A orientação aos servidores do interior, de modo geral, é para que se unam aos colegas das unidades locais do Judiciário Federal e realizem atividades unificadas de mobilização.
Para os atos de quinta-feira (3) e sexta-feira (4), o sindicato arcará também com a hospedagem em hotéis da Capital. Mas as reservas devem ser solicitadas com antecedência, pelo e-mail cassiam@sitraemg.org.br
Confecção de materiais
Equipes do Sitraemg estarão “ligadas” nas atividades da greve em Belo Horizonte. Para que seja dada ampla visibilidade também às atividades do interior, o sindicato pede aos servidores e às servidoras, sobretudo os(as) diretores(as) de base, que confeccionem faixas e cartazes, conforme os modelos sugeridos abaixo, além da “Carta aberta à população”, para serem usados nas concentrações.
Posteriormente, enviem as notas fiscais das despesas para o e-mail financeiro@sitraemg.org.br, para obter o reembolso.
Sugestões de faixas e cartazes:
Cartaz 01- Cartaz 02
- Cartaz 03
- Cartaz 04
- Cartaz 05
- Cartaz 06
- Faixa 01
- Faixa 02
- Faixa 03
- Faixa 04
- Faixa 05
Envie informes e fotos da greve ao sindicato
É muito importante que, além de forte adesão, haja ampla publicidade do movimento grevista e o recado da indignação da categoria faça eco no Supremo Tribunal Federal. Por isso, o Sitraemg pede aos servidores e às servidoras grevistas do interior (sobretudo os diretores e as diretoras de base) que enviem informações sobre as adesões à greve e fotos dos atos e concentrações, para o e-mail comunicacao@sitraemg.org.br, para que o sindicato possa dar divulgação em todas as suas mídias.
Jurídico a postos
A Assessoria Jurídica do sindicato estará a postos para orientações sobre os imprevistos que surgirem durante a greve. Qualquer dúvida, basta ligar para a sede da entidade: (31)4501-1500. Informações sobre “direito de greve” podem ser acessadas neste link, que elenca um conjunto de perguntas e respostas obtidas a partir de pesquisa realizada pelo Comando de Greve do Sitraemg.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg