Quase 200 servidores do Judiciário Federal em greve compareceram, na tarde de segunda-feira, 17, ao plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Eles participaram do seminário regional da Comissão Mista de Orçamento, que o Congresso Nacional está realizando em todo o país para discutir o Orçamento 2012 da União e o Plano Plurianual 2012-2015. Estavam presentes colegas das justiças Eleitoral, Federal, Militar e do Trabalho.
Os trabalhos foram coordenados pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) e tiveram a participação de vários parlamentares gaúchos, entre eles o deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), único que pediu à CMO para incluir os recursos do PL 6.613 no Relatório Preliminar, de forma a viabilizar a aprovação do PCS na Comissão de Finanças e Tributação.
Ao participar da tribuna, o diretor do Sintrajufe/RS e da Fenajufe, Zé Oliveira, disse que estava ali representando 110 mil servidores. O dirigente lembrou que a categoria está há cinco anos sem aumento e que o PL 6.613 está parado faz um ano. Zé disse ainda que, segundo o IPCA, os servidores do judiciário federal já registram perdas inflacionárias de 32,23%. O sindicalista falou também que a arrecadação da União aumentou 20,66% em relação a 2010 e que a arrecadação do Judiciário para a União,em 2010, foi de R$ 17,6 bilhões. “Esses números mostram que é possível, sim, negociar nossa revisão salarial”, afirmou. “Por isso a nossa greve, para abrir negociação com o governo e sua base parlamentar pela aprovação do PL 6.613”, concluiu.
A ida ao seminário faz parte das atividades do calendário de greve dos servidores do judiciário federal no RS na luta pela aprovação do PCS.
Fonte: Sintrajufe/RS