Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Servidores de Caxambu e Varginha também recebem a visita do SITRAEMG

Compartilhe

Dentro da programação de visitas ao interior deste mês, o SITRAEMG, representado por sua coordenadora-geral Lúcia Maria Bernardes de Freitas, esteve nas cidades de Caxambu e Varginha conversando com os servidores. As viagens estão sendo feitas em parceria com a Coopjus, que tem sido representada desta vez pelo seu gerente Igor Miranda.

Em Caxambu, que ganhou ontem, segunda-feira, 25, um novo prédio para sua Vara do Trabalho (veja aqui matéria a respeito), Lúcia visitou a Zona Eleitoral da cidade, onde somente uma servidora é do quadro. Em conversa com a trabalhadora, a coordenadora do Sindicato falou sobre as demandas dos servidores do TRE e destacou a luta pela isonomia entre os chefes de cartório da capital e do interior e o acompanhamento dos concursos de remoção, que são mecanismos importantes para suprir a falta de servidores nos cartórios do interior, uma queixa geral dos chefes de cartório da Justiça Eleitoral.

Vanessa Lemos, servidora da 80ª ZE, em Caxambu, ao lado do gerente da Coopjus, Igor Miranda, e da coordenadora-geral do SITRAEMG Lúcia Maria Bernardes (Foto: Janaina Rochido)

Eventos e Diretores de Base

A caminho de São Sebastião do Paraíso, próxima cidade do roteiro, Lúcia Bernardes parou em Varginha, onde há as Justiças Federal, Eleitoral e Trabalhista. No Foro da Justiça do Trabalho, onde há duas Varas, a sindicalista falou sobre os últimos eventos realizados pelo Sindicato e sobre o 8º Congrejufe, cujos delegados serão eleitos na assembléia que será realizada no próximo sábado, dia 2, na sede do Sindicato, em Belo Horizonte.

Lúcia convidou os servidores a participarem destes eventos e aproveitou para reforçar a necessidade do Diretor de Base em todos os locais de trabalho, posto que um dos eventos é a reunião do Conselho Deliberativo, grupo que reúne os coordenadores sindicais e os diretores de base para traçar os planos de ação da entidade. Diversos servidores manifestaram preocupação com a exposição do posto de Diretor de Base, mas a coordenadora do SITRAEMG tranqüilizou-os, explicando que os servidores contam com o sigilo do Sindicato quando denunciam alguma situação.

Servidores da 1ª VT do Foro Trabalhista de Varginha, entre Lúcia Bernardes (esquerda) e Igor Miranda (direita)...

... e os servidores da 2ª VT de Varginha, que também conversaram com a coordenadora-geral do Sindicato e com o gerente da Coopjus (Fotos: Janaina Rochido)

Vale lembrar que, durante os eventos de sábado, também haverá palestras sobre o reenquadramento proposto pela Lei 12.774/2012 e sobre as novas regras da aposentadoria, proferidas, respectivamente, pelo advogado da Assessoria Jurídica do SITRAEMG, Rudi Cassel, e pelo economista especializado em previdência José Prata Araújo (veja a programação completa aqui).

Mais tempo para conversar com o interior

Durante o papo com os servidores da Justiça Federal, todos manifestaram a satisfação em ver o Sindicato visitando os filiados do interior, mas cobraram que essa presença fosse mais freqüente. A coordenadora-geral comprometeu-se a retornar à cidade com mais tempo, com a possibilidade de organizar um encontro com os servidores das três Justiças na cidade e também servidores das cidades vizinhas.

Na Justiça Federal de Varginha, servidores colocaram críticas e sugestões à atuação do Sindicato junto à categoria, além de ouvirem informações de Lúcia Bernardes (à esquerda) e Igor Miranda (à direita) (Foto: Janaina Rochido)

A sindicalista fez questão de ressaltar o peso da participação da Justiça Federal na greve de 2012 e tornou a dizer que somente um sindicato com muitos filiados consegue ser forte e ter poder de pressão. “O sindicato não tem cara, o sindicato somos todos nós”, finalizou Lúcia Bernardes.

De Varginha, Janaina Rochido

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags