Não foi só a Reunião Mensal de Aposentados que animou a tarde desta sexta-feira, 30, na sede do SITRAEMG. Também foram comemorados a formatura dos alunos dos cursos de espanhol e pintura, ministrados em parceria com a Casa Latina e o “Dia Internacional dos Povos Indígenas”, no qual os presentes desfrutaram de música e comidas típicas andinas.
Dentre vários filiados e familiares, estiveram presentes, nesses eventos, os coordenadores do SITRAEMG Lúcia Bernardes, Hebe-Del Kader, Adriana Corrêa Valentino, Artalide Lopes, Raimundo Alves e Osmar Souto, os membros do Conselho Fiscal Gerson Appenzeller e Alírio César, além do filiado Welington Gonçalves, vice-presidente da Assojaf/MG.
Uma bela exposição dos quadros pintados pelas alunas do curso de pintura a óleo, ministrado pelo professor, o peruano Richard Hermoza Bolívar, foi montada no espaço da recepção do Sindicato – onde permanecerá por um mês – e ali as festividades começaram. O professor Bolívar agradeceu o apoio da Casa Latina, do SITRAEMG e o empenho das alunas, que, mesmo em um estágio inicial, conforme definição do próprio professor, superaram suas expectativas. “A qualidade dos trabalhos me surpreendeu. A partir de agora elas deixam de ser alunas para se tornarem colegas, amigas”, disse. A coordenadora geral do SITRAEMG Lúcia Maria Bernardes de Freitas também fez questão de saudar as formandas e disse que os trabalhos delas eram um incentivo para todos: “esses belos trabalhos servem para nos mostrar que todos podemos aprender a pintar”.
Língua espanhola e cultura andina
No auditório do SITRAEMG, após a apresentação do Coral Arte em Canto, do SITRAEMG, a professora peruana Diony Gallegos, que dá as aulas de espanhol, tornou a agradecer o apoio do Sindicato nesses anos em que as aulas são ministradas na entidade. “Aprender uma língua não é só aprender signos e palavras, é aprender a cultura de um povo, é aprender a amar esse povo”, disse Diony, ressaltando que este curso oferecido aos filiados não ensina somente a língua, mas também a cultura latino americana. “Os alunos, quando se formam, viram multiplicadores da cultura latino americana, viram amigos”, acrescentou.
Com os certificados entregues aos formandos do curso, a professora convidou a todos para conhecerem as comidas, bebidas e a música folclórica dos povos andinos, em homenagem ao “Dia Internacional dos Povos Indígenas”, que é celebrado no mundo todo neste mês de agosto. Sabores como a quinoa, o milho roxo, as pimentas, o pisco e a batata (preparada de formas diferentes das que conhecemos) esperavam todos no salão do SITRAEMG. O grupo Sur Latino se encarregou da música.
Faça sua matrícula
Para conhecer mais sobre estes e outros cursos oferecidos pelo SITRAEMG, acesse a área de cursos do site do SITRAEMG. Lembrando que os cursos são exclusivos para servidores filiados e seus dependentes.