Em discurso no plenário do Senado nesta terça-feira, 26/06, o senador Paulo Paim (PT/RS) contestou os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a Previdência Social.
Histórico defensor dos trabalhadores, assalariados, aposentados e pensionistas, Paim destacou em seu pronunciamento as propostas apresentadas por pesquisador do Ipea no Fórum Nacional da Previdência Social, colegiado criado para discutir alternativas para o aperfeiçoamento e sustentabilidade dos regimes da Previdência Social.
O senador Paim foi enfático no combate às propostas do pesquisador. “São inaceitáveis. Ele [pesquisador do Ipea], inclusive, chega ao absurdo de propor a desvinculação do salário mínimo dos aposentados e pensionistas do salário mínimo unificado nacionalmente. Ou seja, os aposentados e pensionistas que recebem o equivalente a um salário mínimo não ganhariam o mesmo valor de salário mínimo pago àqueles que estão na ativa”.
E continua: “Isso fere frontalmente a Constituição. Digo mais, tal atitude deveria ser enquadrada como crime hediondo contra os idosos. Afinal, prejudica de forma irremediável uma classe de pessoas na fase em que elas mais necessitam”, disse.
Fonte: Diap