Sede do Sitraemg respira cultura nas comemorações do Dia do Trabalhador

Compartilhe

A tarde de quarta-feira, 1º de maio, na sede do Sitraemg, foi inteiramente voltada para a cultura nas atividades promovidas pela entidade em comemoração ao Dia do Trabalhador.

Filiados e filiadas que nas horas vagas exercem seus talentos nas artes e na literatura tiveram espaço para exporem e conversarem sobre os seus trabalhos.

Coral do Sitraemg, Acordos & Acordes
Bloco “A Justiça não é cega”, também do Sitraemg

 

 

 

 

 

 

 

Foram os casos, por exemplo, de Manoel Pereira Vargas, da Justiça do Trabalho, que apresentou para o público sua segunda obra literária, “Espinhos em versos” (a primeira foi “Luizão, a Itália do Vale”), e de Gisele Rabelo, também da Justiça do Trabalho, que expôs alguns dos muitos quadros que já pintou.

Além de prestigiar os talentos da categoria, os (as) filiados (as) e familiares, lideranças dos movimentos sindical e social e alguns parlamentares, ou assessores, que compareceram ao evento também foram brindados com uma bela tarde musical.

Galeria de fotos:

Dia do Trabalhador, no Sitraemg

Primeiro foi o Coral do Sitraemg, Acordos & Acordes. Com o maestro Felipe Magalhães na regência e ao piano, o grupo cantou grandes sucessos da música nacional, como “Vamos fugir” (Gilberto Gil), “Maria Maria” e “Quem sabe isso quer dizer amor, de Milton Nascimento”, e outros.

Na sequência, foi a vez do bloco “A Justiça não é cega”, que recentemente foi homenageado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, e está sendo registrado como patrimônio do Sitraemg.

Juntamente com o sambista Domingos do Cavaco, o grupo entoou várias marchinhas, entre as quais a que dá nome ao bloco, além de sucessos do samba e do pagode. Juntou-se ao grupo, também com o seu cavaquinho, o filiado e diretor de base do Sitraemg Marcos Santos, servidor do TRE-MG. A filiada e servidora do TRE-MG Disa Pinheiro e Vadão, da rádio Favela, entre outros, juntaram-se a Domingos do Cavaco no vocal.

Pela Direção do Sitraemg, estiveram presentes os coordenadores do Fernando Neves, Eliana Leocádia, David Landau, Carlos Cabeça, Nelson da Costa Santos Neto e Enilson Fonseca.

Também prestigiaram o evento a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), juntamente com os assessores Rodrigo e Michele; Reginaldo, assessor da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT); Claudiana, assessora da deputada estadual Lohanna (PV); Adelson Fernandes Moreira, presidente do Sindcefet-MG; Robson Gomes Silva, presidente do Sintect-MG; Dirlene Marques, do Comitê Mineiro de Solidariedade à Palestina; José Vieira, presidente da Associação Cultural José Marti; Ilva Franca, coordenadora da Frente Mineira em Defesa do Serviço Público; Misael Avelino, José Guilherme e Vadão, da Rádio Favela.

Elogios à iniciativa do Sitraemg

“Juntar a luta com a cultura faz parte da nossa identidade com os próprios trabalhadores”, disse o coordenador-executivo David Landau para justificar a decisão do sindicato de promover atividades culturais em comemoração ao Dia do Trabalhador.

“O Sitraemg faz esse trabalho de democracia, cultura e a luta política que nós precisamos travar”, completou o presidente do Sindcefet-MG, Robson Gomes da Silva.  “Nós, trabalhadores dos Correios, estamos ombro a ombro com os servidores do judiciário, para travar todas as lutas que forem necessárias”, assegurou.

O maestro Felipe Magalhães acrescentou que o Sitraemg não fica só no discurso. “Ele apoia a cultura, mantendo esse grupo. E cultura é saúde física e mental para todo mundo”, afirmou.

“Que a gente continue tendo a cultura como valor”, defendeu a filiada Adriana Araújo, servidora da Justiça Federal, dizendo que também ficou “muito feliz em ver esse sindicato como uma casa aberta que acolhe sindicalistas de tantas outras categorias de trabalhadores”.

Exaltação às lutas

A deputada Bella Gonçalves opinou que a atuação do Sitraemg nas lutas dos servidores é fundamental para o fortalecimento do funcionalismo na correlação de forças “com esse governo que ajudamos a eleger”. Referindo-se à esfera estadual, a parlamentar denunciou que, enquanto o governador Romeu Zema prestigia concedendo privilégios a alguns setores da iniciativa privada, apresenta proposta de reajuste salarial para os servidores bem inferior à inflação.

Ela informou que, juntamente com outros deputados, entregou requerimento à mesa da Assembleia, esta semana, pedindo o impeachment do governador. O motivo alegado é o desvio de R$ 1 bilhão do Fundo de Combate à Miséria (FEM) para o custeio de despesas que não têm nenhuma relação com a miséria, o que configuraria “improbidade administrativa”.

O presidente do Sindcefet, Adelson Fernandes Moreira, conclamou os servidores federais dos diversos segmentos a fortalecerem a unificação das lutas em torno de pautas comuns.

O coordenador-executivo do Sitraemg David Landau lembrou que os servidores do PJU estão em plena luta pelo plano de carreira da categoria e pela data-base.

“Sou contra as privatizações (da Cemig, Copasa e outras), em favor do SUS e em favor do povo palestino”, definiu-se a filiada do sindicato Adriana Araújo.

Outras lutas

A representante do Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, Dirlene Marques, explicou que o objetivo do grupo é agregar a solidariedade em benefício das pessoas que estão sofrendo no atual conflito no Oriente Médio.

“O papel central da nossa associação é denunciar esse bloqueio criminoso que os Estados Unidos movem contra Cuba, que só exporta professores e médicos e é acusado de país terrorista”, disse José Vieira para definir a atuação da Associação José Marti.

Misael Avelino relatou que decidiu criar a Rádio Favela porque, antes, ouvia todas as rádios e observava que o povo da favela não era ouvido. Dar voz ao povo da favela, segundo ele, passou a ser a missão da emissora que fundou.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Bloco “A Justiça não é cega”:


Coral do Sitraemg, “Acordos & Acordes”:

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags