Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Saúde do Servidor: saiba mais sobre saúde do trabalhador e conheça o trabalho realizado pelo Nubes, da Justiça Federal

Compartilhe

Em meados do ano passado, o SITRAEMG, seguindo compromisso de campanha que elegeu sua atual Diretoria e decisão do X Congresso da entidade, realizado em abril de 2015, em Juiz de Fora, criou o seu Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral, voltado para os filiados. Para fortalecer suas ações em favor dos servidores, o Departamento, com respaldo da Diretoria, vem dialogando com os setores de saúde dos tribunais, já tendo se reunido com os setores da Justiça Federal e do TRE. E essa parceria inclui a divulgação, no site da entidade, das iniciativas dos tribunais voltadas para seus respectivos servidores.

Veja, abaixo, algumas orientações do NUBES (Núcleo de Bem Estar Social), que atende os servidores da Justiça Seção em Minas Gerais, sobre “saúde mental” e “doença mental”, breve relato sobre o trabalho de acompanhamento psicológico que é realizado pelo setor e informação sobre os horários de atendimento. Confira:


“Saúde Mental em Foco!

A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental” pensa em “Doença Mental”. Porém, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

Ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida; e reconhecer seus limites, buscando ajuda quando necessário.

Para manter sua saúde mental em dia, mantenha sentimentos positivos em relação aos outros e à vida; aceite você mesmo e as outras pessoas com suas qualidades e limitações; evite consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica; não use drogas; pratique sexo seguro; reserve tempo em sua vida para o lazer, a convivência com os amigos e com a família; mantenha bons hábitos alimentares, durma bem e pratique atividades físicas regularmente.

Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida. Para auxiliá-lo nos momentos mais difíceis, o Consultório de Psicologia do Nubes (Núcleo de Bem-Estar Social) está aberto para oferecer serviços que podem ajudá-lo a enfrentar os desafios da vida, desenvolvendo ações que proporcionam a promoção, a prevenção e a recuperação em saúde mental.

Orientação Psicológica para você e seus familiares:

Apesar de não fazer acompanhamento psicológico, o Psicólogo Auditor do Nubes realiza entrevistas para orientação quanto ao melhor uso dos tratamentos da rede de saúde mental, de reabilitação cognitiva e funcional em fonoaudologia e terapia ocupacional.

Dentro dessa perspectiva de orientação, algumas temáticas de saúde mental são prioritárias em seu foco de trabalho: o idoso em processo de perda de funcionalidade; a criança com alterações de comportamento; a pessoa com sofrimento mental e a pessoa com problemas com álcool e outras drogas.

Os magistrados, servidores e familiares da comunidade Justiça Federal têm à disposição os serviços de orientação do Consultório de Psicologia.

Os beneficiários do PRO-SOCIAL contam, ainda, com o auxílio do Psicólogo Auditor para organização e acesso facilitado à rede de saúde mental credenciada para atendimento de urgências em saúde mental.

Agende um atendimento!

Horários de Funcionamento:

Segunda a Sexta de 14 às 19 h, exceto às quintas-feiras, em que o horário é de 7:30 h às 13:30 h.

Telefones: 3501-1378 (Recepção Médica)

                  3501-1431 (Consultório de Psicologia)

 

Outros Serviços do Consultório de Psicologia:

  • Apoio e auxílio às equipes médicas assistencial e do trabalho para tratamento dos casos de sofrimento mental.
  • Perícia multiprofissional para lotação de servidores portadores de sofrimento mental.
  • Realização de auditoria para definição de critérios de gravidade/complexidade dos casos em acompanhamento, visando também uma distribuição saudável dos recursos financeiros do Programa em relação aos tratamentos de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.
  • Realização de auditoria auxiliada pela auditoria médica em casos específicos.

Fonte: Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Paraná

Núcleo de Bem-Estar Social – Nubes/MG

Seção de Projetos de Saúde Ocupacional – Sepso

Consultório de Psicologia do Pro-Social”

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags