O câncer de mama não tem uma causa única. São diversos fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença como, por exemplo, a idade (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos), motivos comportamentais, ambientais, genéticos, hereditários, entre outros.
Saiba quais são os fatores de risco para o câncer de mama:
Ambientais e comportamentais: obesidade e sobrepeso após a menopausa; sedentarismo; consumo de bebida alcoólica e exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).
Fatores da história reprodutiva e hormonal: primeira menstruação antes de 12 anos; não ter tido filhos; não ter amamentado; parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos; uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona) e ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.
Fatores genéticos e hereditários: história familiar de câncer de ovário; casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos; alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.
Veja os sintomas, dicas de autoxame e orientações:
Ao longo deste mês, serão veiculadas no site e redes sociais do Sindicato mais informações sobre câncer de mama. Na quinta-feira, 18/10, às 18h30, será realizada uma roda de conversa sobre o tema, na sede do Sindicato, com a participação de especialista em câncer de mama. Convidamos as mulheres da categoria para abraçarem a campanha Outubro Rosa e se vestir de rosa para o evento. Os homens também podem participar para se inteirar sobre a doença.
As ações realizadas neste período são uma iniciativa do SITRAEMG, através do seu Núcleo de Mulheres.
Com informações do portal do INCA – Instituto Nacional do Câncer (www.incar.gov.br)