Rosa Weber assume a presidência do STF, defende a democracia e Poder Judiciário independente

Compartilhe

A ministra Rosa Weber assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça na segunda-feira, 12 de setembro.

Terceira mulher a presidir a corte, em seu discurso de posse, Weber defendeu a democracia e ressaltou a importância de que os resultados das eleições sejam respeitados. A ministra que está na magistratura há 46 anos e é a primeira juíza de carreira a ser presidenta do STF.

“O norte da minha gestão será a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito. Vivemos tempos particularmente difíceis da vida institucional do país, tempos verdadeiramente perturbadores. Tempos de maniqueísmos indesejáveis, e o STF não pode desconhecer essa realidade”, disse.

Ao longo de sua fala, Weber defendeu a independência do Poder Judiciário. “Sem um Poder Judiciário independente e forte, sem juízes independentes e sem imprensa livre não há democracia”, disse.

A ministra lembrou que o Supremo é o guardião da Constituição Federal, detendo o “monopólio da última palavra”. Ela destacou que é a própria Carta Magna, em seu artigo 102, que atribui este papel ao STF: “Cabe-lhe filtrar os atos estatais e os comportamentos governamentais sobre as lentes da Constituição, o que é feito na estrita conformidade dos instrumentos processuais nela previstos”, afirmou.

Eleições
A presidente do STF manifestou a sua confiança de que o TSE, presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, irá garantir o processo eleitoral e a legitimidade dos resultados das urnas. Segundo ela, “em observância ao primado da vontade soberana do povo, que é a fonte real de todo o poder no âmbito das sociedades estruturadas em bases democráticas”.

Topo da carreira
Natural de Porto Alegre (RS), Rosa Weber ingressou na magistratura trabalhista em 1976 e atuou como juíza, desembargadora e ministra do Tribunal Superior do Trabalho. Ela foi indicada ao STF pela então presidenta Dilma Rousseff, em 2011.

Weber não cumprirá o biênio à frente da Suprema Corte, pois completará 75 anos em 2 de outubro de 2023, quando deverá se aposentar compulsoriamente. O ministro Luís Roberto Barroso, que agora assume a vice-presidência do STF, será o novo presidente da Corte.

Sitraemg deseja sucesso à ministra
Na segunda-feira (12), o Sitraemg enviou ofício à ministra Rosa Weber cumprimentando-a por sua posse na presidência do STF.

No ofício, o sindicato desejou sucesso à magistrada no desempenho do exercício do mandato. Também manifestou os “votos de um período fértil de realizações que venham ao encontro dos mais altos e legítimos interesses do Poder Judiciário e de todos os cidadãos e cidadãs brasileiros”.

Em defesa do reconhecimento do trabalho e da valorização dos servidores do Poder Judiciário Federal, o sindicato externou a vontade de estreitar as relações e manter o diálogo com o STF ao longo do mandato que se inicia.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags