A coordenadora geral do SITRAEMG Lúcia Maria Bernardes de Freitas reuniu-se na tarde de hoje, 7, com a diretora do Foro Trabalhista de Belo Horizonte, a juíza Maristela Iris da Silva Malheiros, para conversar sobre dois temas importantes para os servidores lotados nos prédios da Rua Mato Grosso: a mudança dos servidores que trabalham nos setores de Distribuição e Expedição de Certidões, localizados em um lugar insalubre daquele prédio; e a segurança geral de todos servidores. O diretor de Secretaria de Atermação e Distribuição de Feitos de Primeira Instância – SADF1 -, Ricardo Santoro, também participou da reunião.

Mudança de local
O pleito para a mudança dos setores que estão instalados no local insalubre do prédio já é antigo. Há cerca de dois anos, o SITRAEMG, o diretor da SADF1, além dos servidores daquele local, vêm solicitando a remoção para outro lugar, devido à falta de ventilação e iluminação. Em 2012, o Sindicato realizou diversas reuniões com a Direção daquele Foro (veja aqui, o que foi conversado no primeiro encontro), com o anseio de buscar soluções para as queixas. Em um dos últimos contatos do Sindicato e diretoria do Foro, à época, dirigida pela juíza Maria Cecília Alves Pinto, a entidade foi informada que as soluções para a questão já estavam sendo buscadas, e que uma das medidas seria a locação das lojas do andar térreo para a instalação de unidades do Tribunal, dentre elas a SADF1.
Sobre isso, a coordenadora sindical foi informada, durante a reunião de hoje, que as referidas lojas já estão sendo alugadas para o Tribunal, aguardando, apenas, a desocupação total e reforma das mesmas para receber os servidores. “A nossa expectativa é a melhor, pois, há anos esperamos por essa mudança”, disse Ricardo Santoro, acompanhado pela juíza Maristela que disse “essas mudanças possibilitarão a inauguração de seis Varas Trabalhistas nesse prédio”. A previsão, segundo os representantes o Tribunal, é de que até setembro deste ano, os setores de Distribuição e Expedição de Certidões sejam remanejados no novo espaço. Já os setores de Protocolo de Petições e Devolução de Autos, a previsão de mudança é para o início de 2014.
Segurança dos servidores
Esse foi o tema do segundo assunto tratado na reunião. Segundo a juíza, Dra. Maristela Malheiros, após o incêndio ocorrido na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS), no início deste ano, a preocupação dessa Diretoria, em relação à segurança dos servidores lotados nesse prédio foi redobrada.
Segundo ela, foi realizada, no dia 4 de fevereiro do corrente ano, uma reunião para tratar de assuntos relativos às medidas de segurança do prédio, inclusive sobre incêndio. A juíza informou que foi proposto por ela a realização de uma simulação de incêndio naquele prédio. Porém, para isso, de acordo com Maristela, há a necessidade de um “Plano de Ação”, que é feito por empresas especializadas. Então, é necessário abrir licitação para a contratação do serviço – o que já está acontecendo. “A licitação já foi aberta”, informou a juíza, dizendo que aguardam a documentação necessária para fazerem a simulação.
Nesse sentido, o SITRAEMG requer, aos responsáveis, especial atenção sobre o assunto, e que a simulação possa acontecer o mais breve possível, a fim de aumentar a segurança desses servidores.

