Um dos diretores de base empossados explica como se elegeu e como se articulou para convencer mais colegas a se filiarem ao Sindicato
Com atividades programadas para todo o dia (veja aqui), foi realizada neste sábado (13/12), na sede do SITRAEMG, a primeira reunião (no atual mandato, gestão 2014-2017) do Conselho Deliberativo do Sindicato, que, conforme previsto no estatuto da entidade, é composto pelos membros da Diretoria Executiva e Diretores de Base.
A programação incluiu a posse dos novos diretores de base eleitos ou reeleitos durante recente campanha promovida pelo Sindicato – de escolha desses filiados que atuam como elo entre a entidade e os servidores nos locais de trabalho das unidades do Judiciário Federal em todo o estado; palestra sobre Conjuntura, proferida pelo filiado Luiz Fernando Rodrigues Gomes, servidor do TRT em Belo Horizonte e ex-diretor e membro do Conselho Fiscal do SITRAEMG; e o curso “Organização por Local de Trabalho” (OLT), ministrado por Gustavo Machado, do Ilaese (Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos, que atuou na coordenação da campanha de eleição de diretores de base do SITRAEMG) para os membros do Conselho Deliberativo.
A abertura do evento foi feita pelo coordenador geral Alexandre Magnus, que chamou para compor a mesa, ao seu lado, os colegas diretores de base Lúcia Maria Bernardes de Freitas, servidora aposentada do TRT, ex-coordenadora geral e ex-presidente do SITRAEMG, Umbelina Miranda de Oliveira, servidora da Justiça Federal em Belo Horizonte, e Luiz Fernando Rodrigues Gomes. “A gente sempre vai colocar servidores filiados para compor a mesa nos eventos do Sindicato”, explicou.
Magnus iniciou sua fala relatando as atribuições do Conselho Deliberativo e dos Diretores de Base. Depois de dar posse oficial aos DB, pediu uma salva de palmas para os empossados e informou que o SITRAEMG acaba de bater o recorde em seu número de filiados, atingindo 4.364 filiações. “Se Deus quiser, a gente vai conseguir o teto de 5 mil ainda no atual mandato”, apostou, completando que esse “crescimento” do SITRAEMG é importante para que a categoria realize um trabalho de mobilização ainda melhor, em Minas e na capital federal. O coordenador geral também destacou o número considerável de novas filiações trazidas, hoje, por ele e pelo diretor de base da Subseção Judiciária de Manhuaçu, Rogério Heitor (veja, abaixo, pequena entrevista com esse diretor de base e a lista de novos filiados), dizendo que é sempre importante constatar que há servidores preocupados e engajados na luta pelo fortalecimento do Sindicato.
Lúcia Bernardes reivindicou um “aparte” para também pedir uma salva de palmas para Alexandre Magnus, ressaltando o seu reconhecimento de que o atual coordenador geral e ex-diretor, por dois mandatos, é um dos membros das sucessivas diretorias do SITRAEMG que mais angariou filiações. Já a funcionária Margareth Pereira interveio para informar que o Sindicato conta com aproximadamente 70 diretores de base ativos e que, destes, cerca de 30 foram eleitos ou reeleitos na última campanha (confira aqui). Ela explicou, ainda, que aqueles locais de trabalho que ainda não escolheram seus representantes podem fazê-lo a qualquer tempo. As instruções continuam disponíveis em link específico disponível no site do Sindicato (veja aqui). Retomando a palavra, Magnus parabenizou todos os atuais diretores de base, reiterando que eles são o elo entre os seus colegas dos locais de trabalho e o SITRAEMG e verdadeiras “lideranças” dentro da categoria. “É impossível a Diretoria Executiva percorrer o estado todo. Pedimos o esforço dos nossos colegas nesse sentido (representatividade nos locais de trabalho)”, conclamou. Informou por último, que a atual diretoria executiva estuda a possibilidade de realizar, em 2015, o X Congresso Nacional do SITRAEMG.
Ainda pela Diretoria Executiva do Sindicato, estiveram presentes os coordenadores Sandro Luis Pacheco, Vilma Oliveira Lourenço, Célio lzidoro Rosa, Geraldo Correia da Cruz e Mário Alves. Para compor a mesa durante o curso “Organização por Local de Trabalho” (OLT), foram convidados os diretores de base David Landau (TRT/BH), Margareth Espírito Santo (TRT/BH), Marisa Campos (TRRT/João Monlevade) e Vera Lúcia (TRE/BH).
Novos filiados
As novas filiações trazidas por Alexandre Magnus: Marcela de Oliveira (Justiça Federal/Juiz de Fora), Maria Cláudia, Márcia Maria, Nícia Maria, Mariléia Bendendo, Mauj de Lourdes (TRT/Juiz de Fora) e Júnea Fábia e Ronne Herbert (TRT/Contagem). Trazidas por Rogério Heitor: Gersiane, Luciana, Rosana, Valéria, Diego, Ângel e Luiz (Justiça Federal/Manhuaçu).
Exemplo a ser seguido
Entrevista com Rogério Heitor, diretor de base, servidor da Subseção Judiciária de Manhuaçu
SITREMG – Como surgiu a ideia de você se candidatar ao cargo de diretor de base?
Rogério Heitor – Ao tomar conhecimento da campanha, pelo site do SITRAEMG, eu me reuni com os colegas de trabalho e argumentei com eles que nossa Subseção Judiciária deveria ter um representante do Sindicato. Porém, ninguém demonstrou interesse em assumir a função. Resolvi ouvir os filiados e não filiados, e todos concordaram que deveríamos ter o nosso representante. Então, coloquei o meu nome à disposição, fui eleito por aclamação e enviei a documentação ao Sindicato.
SIRAEMG – Como conseguiu tantas filiações para o Sindicato?
Rogério Heitor – Depois de ser eleito diretor de base, comecei um trabalho com cada um dos não filiados e falei com eles sobre a importância de “viverem” o Sindicato. Foi um trabalho de “formiguinha”. Primeiro, levei a mensagem para eles pensarem, refletirem. Depois eles responderam. Hoje, são 12 filiados, de um total de 16 servidores do quadro efetivo (da Subseção de Manhuaçu). Quase 80% daquele local de trabalho são filiados.
SITRAEMG – E quanto aos ainda não filiados?
Rogério Heitor – Vou continuar o trabalho de convencimento, através da reflexão.
SITRAEMG – O que você tem a dizer aos colegas diretores de base dos outros locais de trabalho em todo o estado?
Rogério Heitor – Que tenham conhecimento do trabalho a ser realizado pelo diretor de base, da luta diária por conquistas e pela conscientização dos colegas, da importância de caminharem juntos com o Sindicato.
Palavra de Alexandre Magnus
Para que haja êxito na busca de novas filiações e na própria representatividade como diretores de base, o coordenadora geral do SITRAEMG acredita que os colegas devem trilhar na mesma linha de Rogério Heitor, realizando o trabalho com paciência junto aos servidores.
Mais fotos da Reunião do Conselho Delibarativo