A tradicional reunião mensal de aposentados e pensionistas do SITRAEMG foi precedida, nesta sexta, 30, na sede do Sindicato, pela festa de homenagem ao Dia do Servidor Público, este celebrado oficialmente dia 28/10. Esses dois eventos movimentara a Casa, trazendo palestras, comemoração com os aniversariantes do mês, “Blitz Saúde Clinlife”, exposição de arte, realizada pelos alunos do curso de Pintura, e entrega de diplomas aos alunos formandos nos cursos de espanhol inglês e francês. Alegria, música boa e muita descontração na noite oferecida à categoria.
A reunião dos aposentados e pensionistas foi aberta pelos coordenadores Dirceu dos Santos, Nilson Jorge e Célio Izidoro Rosa, que passaram alguns informes, com enfoque na luta da categoria pela derrubada do veto 26 ao PLC 28/15, pela vitória do Sindicato no TRF-1, acerca dos 13,23% e sobre a PEC 555/06 (acaba com a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do serviço público). Nilson Jorge citou a recente greve dos bancários, que acabou após a categoria receber um reajuste de 10%. Em sua opinião, a categoria deve se fortalecer cada dia mais, a fim de alcançar a tão justa reposição salarial. Sobre os 13,23%, o coordenador sindical lembrou-lhes que o Sindicato também aguarda das Justiças Eleitoral e Federal, pela via administrativa, o reconhecimento daquele pagamento, assim como já ocorrido na Justiça Militar. E na Justiça do Trabalho, foi informado de que por enquanto não houve êxito pela via administrativa, tendo sido negado provimento durante sessão do Órgão Especial no último dia 17/09. Contudo, o Sindicato ainda estuda a viabilidade de entrar com medida nesse sentido no Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Cuidados com o Idoso – palestra
Em seguida, os presentes assistiram à palestra “Cuidados com o Idoso”, apresentada pela médica Rose Lane Martins dos Santos Tanus. Segundo ela, a pessoa após os 60 anos de vida, sofrem muitas alterações e que, segundo estudos, cerca de 40% dos idosos acima de 65 anos precisam de algum tipo de ajuda na realização das atividades diárias, como por exemplo, na hora de fazer compras, cuidar das finanças, bem como nas atividades diárias da casa.
E é nessa hora, segundo a palestrante, que os idosos necessitam de cuidados especiais, que devem vir, em primeiro lugar, da família, seguida pelo estado. Por quê? Porque cerca de 30% a 50% dessas pessoas possuem perdas significativas dos sentidos, como, a audição, visão e paladar. E para a preservação da saúde dos mais velhos, a médica passou uma lista de cuidados que devem ser seguidos à risca, como, a realização anual de exames de câncer de intestino, mamografia (mulheres), próstata (homens), diabetes, oftalmológicos, e audiométrico.
Em casa, os cuidados também merecem destaque. O piso deve ser de cor clara, à noite, a casa deve ser iluminada (luz vigília), evitar excesso de móveis e o uso de tapetes, camas e cadeiras seguras, barras de apoio próximas aos vasos sanitários e chuveiros e utensílios mais utilizados em armários de fácil acesso.
Finalizando sua apresentação, a palestrante explicou que no Brasil a demanda por cuidados está aumentando cada dia mais em virtude de a expectativa de vida do brasileiro ter aumentado e um número de membros cada vez menor dentro das famílias.
Blitz da Saúde
A atividade “Blitz Saúde Clinlife”, que trouxe o tema “Qualidade de Vida”, teve como objetivo principal desenvolver a conscientização dos filiados a aderirem a um estilo de vida saudável, com informações voltadas para a saúde, alimentação e atividade física. A atividade proporcionou aos participantes um momento agradável de interação e conhecimento, oportunidade que puderam medir pressão arterial, glicose e IMC (índice de Massa Corporal). Estiveram presentes nutricionista, psicóloga, profissional de educação física e equipe de apoio.
Hora dos parabéns e sorteio de brindes, oferecidos pela Mary Kay Cosméticos
Parabéns, guerreiros servidores!
O SITRAEMG parabeniza a todos os guerreiros servidores do Judiciários Federal em Minas pela passagem de tão importante data, bem como pela determinada força demonstrada, sobretudo nos últimos meses, durante as incansáveis lutas por seus direitos. Célio Izidoro Rosa, coordenador sindical, acredita que o Dia do Servidor Público é uma data que deve ser comemorada também com muita luta, “pois há anos o servidor presencia inúmeros ataques aos direitos e uma ofensiva dos governos municipais, estaduais e Federal, numa política de desvalorização do serviço público. Festejar é importante; ajuda-nos a renovar energias e nos prepara para as lutas que seguem”, diz o coordenador sindical, destacando a importância da unidade de todos os servidores públicos.
Exposição de Arte
Abrilhantando ainda mais a homenagem ao Dia do Servidor, os presentes se surpreenderam com tamanha beleza frente à exposição de arte oferecida pelos alunos do curso de pintura, ministrado na sede do Sindicato, pelo professor Richard Bolivar, em parceria com a Casa Latina. Os expositores são: Ayrce Brown Procópio, Bárbara Tostes, Beatriz Pereira de Mello, Bruna Villas Boas Campos, Denise do Prado Lisboa Oliveira, Helena Honorato, Isabel Lisboa de Oliveira, Ivete Pereira, Lívia Villas Boas Campos, Luzia Braga, Paula Porto, Vera Braga, Vera Gomes, Wânia Aparecida Costa Val.
Diplomas
A data também registrou a entrega de diplomas dos alunos dos cursos de inglês, espanhol e francês, também ministrados na sede do Sindicato em parceria com a Casa Latina.
Happy Hour contou com atração da Banda Balão Vermelho