Em reunião da executiva nacional, a Central Única dos Trabalhadores aprovou uma resolução a respeito da campanha pela reestatização da Companhia Vale do Rio Doce. O documento, com o título Plebiscito sobre a Anulação do Leilão de Privatização da Companhia Vale do Rio Doce, é destinado às entidades cutistas e tem como objetivo esclarecer o posicionamento da Central em relação a este tema.
Confira abaixo toda a íntegra do documento:
“A Direção Executiva Nacional, considerando a decisão do 9º CONCUT contra as privatizações das empresas estatais e pelo fortalecimento dos instrumentos estatais de promoção e financiamento do desenvolvimento, reafirmou sua bandeira de luta “Pela anulação do leilão de privatização da Vale do Rio Doce”:
O 9º CONCUT reafirma a posição adotada pela executiva nacional da CUT pela anulação do leilão de privatização da Cia. Vale do Rio Doce [CVRD].
Em 1997 o governo FHC cometeu o crime de lesa-pátria de entregar a Vale aos interesses privados a preço irrisório. Naquele momento, a CUT e as organizações de luta de nosso povo fizeram uma mobilização nacional contra a privatização da Vale. A CUT se engaja nessa luta, orientando as CUTs estaduais e sindicatos filiados a impulsioná-la, realizando, no início do segundo semestre de 2006, uma jornada nacional unitária pela anulação do leilão da Vale.
A Direção Executiva Nacional da CUT orienta às Estaduais e Ramos, que em todos os fóruns e comitês de discussão sobre esse tema, seja explicitada a posição conforme Resolução da CUT, acima citada, o que significa: garantir que as questões do plebiscito sejam objetivas em relação à Anulação do Leilão de Privatização da Companhia Vale do Rio Doce. A Direção Nacional avaliará os encaminhamentos dados em relação ao Plebiscito, em sua próxima reunião, no mês de agosto.
Quintino Severo
Secretário Geral”
Fonte: Fenajufe