Reposição salarial: servidores do TRT de BH e Contagem decidem por paralisações diárias e de 24 horas em 17 de junho

Compartilhe
Fotos: Generosa Gonçalves
Fotos: Generosa Gonçalves

Reunidos em frente ao TRT da Rua Mato Grosso, na tarde desta quarta-feira, 10, servidores daquele Tribunal das cidades de BH e Contagem decidiram, dentro do crescente movimento grevista, e considerando o início da greve por tempo indeterminado de todo Judiciário Federal em Minas nesta quarta, decidiram por paralisações diárias a partir do dia 11 de junho, das 10h às 14h, com realização de atos também diários, às 13h, em frente ao TRT da Mato Grosso, além da paralisação de 24 horas na próxima quarta, 17/6.

Foram inúmeras as palavras de ordem remetendo à necessidade da greve e falas de coordenadores do Sindicato e de servidores defendendo o movimento grevista em prol do PLC 28/15. David Landau, servidor do TRT e diretor de base, ao lado do coordenador sindical Célio Izidoro abriu as atividades desta quarta parabenizando o movimento da categoria, que vem crescendo a cada dia. Landau informou sobre o trabalho de corpo-a-corpo realizado na manhã de hoje por coordenadores e colegas do TRT, convocando-os a aderirem ao movimento.

De acordo com o levantamento dos sindicalistas, 34 Varas Trabalhistas de BH paralisaram suas atividades hoje, além do setor de Protocolo, Devolução de Autos e oficiais de justiça da Central de Mandados, que também se mobilizaram. O ato de hoje contou também com a participação de cerca de 60 servidores de Contagem, que já vem se mobilizando e demonstrando força total para a greve. Conforme já anunciado em outras matérias no site sobre as manifestações de hoje, cerca de 10 Varas Federais anunciaram a greve a partir do dia 11, e mais de cem (100) Zonas Eleitorais do interior encontram-se totalmente mobilizadas.

Os sindicalistas parabenizaram os colegas presentes pela construção do movimento. “Temos que ter orgulho dessa mobilização, pois sinto que os colegas que aqui estão, estão com vontade de fazer o movimento crescer”, disse o diretor de base David Landau, fazendo um chamado aos colegas que ainda não aderiram ao movimento e recordando-se do apoio já dado pela presidente do TRT-MG. “Precisamos fazer um movimento forte para alcançarmos nosso objetivo”, finaliza.

Célio Izidoro, coordenador do SITRAEMG, criticou a política do governo junto à cúpula do Judiciário, destacando que, uma Justiça que defende os trabalhadores é injusta com os seus próprios trabalhadores, onde são submetidos, em muitos caos, a péssimas condições de trabalho e a metas, muitas vezes desumanas, o que contribui para o aumento de doenças física e mental. “Temos que lutar e construir uma grande greve geral, em todo o país, pois, sem luta, não haverá reposição. Não podemos esperar mais”, finaliza o coordenador.

Segurança para o servidor grevista

A fim de ampliar o número de servidores ao movimento grevista e garantir segurança a todos os participantes, o SITRAEMG reforça que a administração do TRT já está devidamente informada sobre a greve por tempo indeterminado, iniciada neste dia 10. Informa, ainda, que durante a última reunião ocorrida com a presidente e diretor- geral do Tribunal, em 25 de maio, a desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria demonstrou total apoio à greve da categoria, destacando, ainda, a necessidade de participação efetiva e com responsabilidade dos servidores durante as atividades do movimento. Ainda em apoio à greve, a pedido do Sindicato, a desembargadora enviou ofício com pedido de apoio à aprovação do PL 28/15 à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao presidente do Senado, Renan Calheiros.

A fim de reforçar este apoio da administração do TRT ao movimento grevista dos servidores, o SITRAEMG agendará mais uma reunião com a presidente do Órgão. Na oportunidade, pedirá à desembargadora a revogação da Portaria nº 03/2010 do Tribunal, que traz grandes limitações ao direito de greve.

Se o seu local de trabalho já está em greve, mande as informações para comunicacao@sitraemg.org.br/ para atualização do quadro mineiro de greve.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARA O TRT

11/06 – paralisação de 4 (quatro) horas, das 10h às 14h, e AGE às 13h, em frente ao prédio da Justiça Federal (Álvares Cabral, 1741 – Sto. Agostinho)

12 à 19/6 – paralisação de 4 (quatro) horas, das 10h às 14h, com atos diários, às 13h, em frente ao TRT da Rua Mato Grosso

17/06 – paralisação de 24 horas e ato público em frente ao TRT da Mato Grosso, às 13h

“Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

Poema de Eduardo Alves da Costa, atribuído a Wladimir Maiakovski, García Márquez e Bertolt Brecht – entre outros.

DSC00526
Servidores do TRT de Contagem

 DSC00477 DSC00480 DSC00486 DSC00489 DSC00502 DSC00507 DSC00509 DSC00514 DSC00516 DSC00517 DSC00520

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags