Recomposição salarial da categoria será o destaque nas discussões da primeira reunião do Fórum Permanente de Carreira no CNJ

Compartilhe

A recomposição salarial dos servidores do Judiciário Federal será item central das reivindicações da categoria a ser apresentado pela Fenajufe nas discussões do Fórum Permanente de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que terão início em 9 de junho. A proposta foi apresentada pelo coordenador do Sitraemg, Lourivaldo Duarte, e aprovada na reunião ampliada da Federação no dia 15 de maio, por unanimidade. A proposta aprovada estabelece prazo de 45 dias para a Fenajufe elaborar estudos e anteprojeto de lei a ser discutido com o CNJ e STF com vistas à recomposição salarial em 2022 (veja aqui).

“O Sitraemg está totalmente engajado na luta pela derrubada da PEC 32/2020 (Reforma Administrativa), em tramitação no Congresso Nacional. Porém, não se pode perder de vista o fato de que os servidores do PJU estão com os salários congelados desde 2016”, ressalta o coordenador do Siraemg. A lei complementar 173/20 ampliou esse congelamento para, pelo menos, até o final de 2021. Se não houver recomposição em 2022, a categoria correrá o risco de ficar mais outros 10 anos sem reajuste, caso venham a disparar os gatilhos previstos na Emenda Constitucional 109, promulgada em março.

Outros temas a serem levados para discussão na primeira reunião do Fórum, conforme deliberado na ampliada, são questões relativas aos Técnicos Judiciários (NS), regulamentação da Polícia Judicial, o trabalho em tempos de pandemia, a VPNI dos Oficiais de Justiça, o reenquadramento dos Auxiliares e o direito de advogar para servidores e servidoras. Também essas questões foram defendidas pelo Sitraemg na ampliada da Fenajufe.

A criação do Fórum de Carreira dos Servidores do PJU é uma antiga reivindicação da categoria, na busca por um espaço de discussão das demandas, bem como das antigas e novas ameaças ao serviço público e de cobrança por resultados. O coordenador geral do Sitraemg Isaac de Lima é um dos suplentes no grupo de discussões do CNJ.

Com informações da Fenajufe

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags