Estão sendo remetidos à Câmara do Deputados para apreciação em 2008 vários projetos de criação de novas universidades e escolas técnicas aprovados pela Comissão de Educação (CE) do Senado em 2007, em decisão terminativa. Entre as matérias estão a criação da Universidade Federal do Seridó Potiguar (UFSER), no Rio Grande do Norte; da Universidade Federal do Gurguéia (UFG), no Piauí; e da Escola Técnica Federal de Gravataí, no Rio Grande do Sul.
De autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), o projeto de criação da UFSER prevê que a instituição seja instalada no município de Caicó (RN), por desmembramento do Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Terá como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa e promover a extensão universitária.
Segundo a senadora pelo DEM, ao ser instalada numa das regiões mais representativas do semi-árido nordestino, a UFSER atenderá toda uma demanda típica de uma região “com economia e cultura peculiares”.
“Como conseqüências da atuação de uma instituição em tais moldes, espera-se o desenvolvimento e a qualificação do ensino, em todos os níveis, a dinamização da economia local e, sobretudo, a prosperidade e a melhoria de vida de uma parcela significativa da população potiguar”, explicou Rosalba, na justificação de seu projeto.
Já o projeto de criação da UFG, de autoria do senador João Vicente Claudino (PTB-PI), prevê a instalação da universidade na cidade de Bom Jesus (PI), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí. Em sua justificativa, o parlamentar lembra que, apesar de a atividade econômica na região estar se intensificando e destacando, faltam ainda àquela localidade duas principais condições para um crescimento sustentado: infra-estrutura e ensino.
“Não seria, portanto, apenas uma instituição formadora de pessoal, mas uma intervenção inteiramente voltada para o estímulo ao crescimento econômico, do ponto de vista do ensino, da pesquisa e dos serviços. Seu papel será o de indutor do desenvolvimento”, destacou João Claudino.
Escola Técnica
Segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto que cria a Escola Técnica de Gravataí (RS), a “instituição contribuirá para dar vazão a todo o potencial econômico demonstrado pela região”. Em sua justificação, o parlamentar pelo Rio Grande do Sul lembra ainda que o Ministério da Educação vem conferindo importância à criação de escolas técnicas como parte de um processo integral de formação dos trabalhadores.
“Essa necessidade está presente no Município de Gravataí, pertencente à mesorregião metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre, com área de 498 quilômetros quadrados e população superior a 230 mil habitantes”, ressaltou Paim.
Fonte: Agência Senado