O TRT e o TRE de Formiga, foram os primeiros lugares a receber a visita do SITRAEMG. Célio e Paulo ouviram os servidores do TRT a respeito do projeto Super-foro. A ideia é aumentar a eficiência, da 1ª instância, porém a preocupação do Sindicato e servidores é pelo aumento de serviço, gerando sobrecarga e adormecimento.
A PLS 116/17 também foi pauta da conversa. De autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE), investigada por corrupção na Operação Lava Jato, o projeto que ameaça a estabilidade dos servidores, dispõe sobre a avaliação periódica do servidor público, e em caso de “insuficiência de desempenho” ele pode ser exonerado. O projeto deixa alguns pontos obscuros acerca da avaliação, o que abre precedente para critérios subjetivos dos exames avaliativos e consequente perseguição ao trabalhador.
Em Bom Despacho, os coordenadores visitaram os servidores da Justiça do Trabalho e Eleitoral. Célio e Paulo perceberam a sobrecarga dos servidores do TRE, pela alta demanda do recadastramento biométrico, em decorrência da aproximação do ano eleitoral e pela inclusão de mais um município ao cartório, devido ao rezoneamento.
Os coordenadores também conversaram sobre o movimento grevista e a mobilização da categoria contra a retirada de direitos dos trabalhadores. Durante as visitas, Célio e Paulo responderam dúvidas, e ouviram sugestões de todos os servidores.