Projeto “Territórios de Invenção – Residências Musicais”, em BH, dias 31/10 e 11/11

Compartilhe

Depois de passar por cinco cidades mineiras, o projeto “Territórios de Invenção – Residências Musicais”, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Fundação de Educação Artística (FEA), por meio do edital Música Minas, chega a Belo Horizonte. A cidade recebe a última residência, intitulada “O tripé composição, pesquisa e regência”, com o compositor Roberto Victorio. As atividades acontecem entre 31 de outubro e 11 de novembro, mas as inscrições devem ser feitas entre os dias 3 e 14 de outubro através do site do projeto: http://www.residenciasmusicais.com.br/as-residencias/belo-horizonte/. Há 30 vagas disponíveis e todas as atividades são gratuitas. A Fundação de Educação Artística (FEA) é parceira do SITRAEMG em convênio que viabiliza aos filiados do Sindicato acesso com descontos especiais aos eventos promovidos pela instituição educativa e artística para os quais sejam cobrados ingressos.

flyer-divulgacao

Mestre em composição e doutor em etnomusicologia, Roberto Victorio vai estruturar a residência em torno dos três pilares que envolvem o trabalho desenvolvido por ele: a composição, a etnomusicologia e a regência. Com longa experiência na etnomusicologia, desde 1999 o artista pesquisa a etnia bororo, do Mato Grosso, e chegou a viver com os membros desse grupo por três anos, com a finalidade de estudar a música ritual e desenvolver a mecânica da transposição da realidade ritual para o universo da música de concerto.

Durante os dias da residência o compositor irá promover workshops de composição e etnomusicologia, além de proporcionar a montagem de obras escritas durante o processo e regência dessas obras. Os encontros acontecem diariamente na Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias, 320 Belo Horizonte, MG), entre 14h e 18h.

A participação dos alunos e o resultado das residências já realizadas tem sido algo bastante positivo, conforme avalia a Superintendente de Interiorização e Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Manuella Machado. “Estamos encantados com a qualidade dos profissionais e com o comprometimento e envolvimento dos residentes selecionados”.

Músicos, estudantes, pesquisadores e professores de música interessados ou que trabalham com a composição e que também se interessam por música contemporânea formam o público alvo da residência. Para se inscrever, o candidato deve ter a partir de 16 anos. O resultado com o nome dos candidatos selecionados será divulgado no dia 25 de outubro. No dia 12 de novembro será realizado um concerto, na Sala Sérgio Magnani, na FEA, para apresentação das obras trabalhadas na residência.

Além de Belo Horizonte, o “Territórios de Invenção” passou por Diamantina, Pouso Alegre, Montes Claros, Uberlândia e Ouro Preto. O projeto, que começou em junho, será encerrado em novembro, com uma apresentação final que vai expressar todo o trabalho desenvolvido ao longo desses cinco meses.

Roberto Victorio

É bacharel em violão e regência, mestre em composição e doutor em etnomusicologia. Como pesquisador, tem o trabalho voltado para a música ritual da etnia bororo de Mato Grosso. Como compositor, tem mais de duas centenas de obras gravadas e interpretadas nos principais eventos no Brasil e no exterior, recebendo inúmeros prêmios. É regente, diretor musical e instrumentista do Sextante, grupo de câmara que fundou em 1986, no Rio de Janeiro, e que, até hoje, em Mato Grosso, trabalha exclusivamente com a produção musical brasileira contemporânea, tendo realizado mais de uma centena de primeiras audições de obras brasileiras de concerto, muitas delas escritas originalmente para o grupo. Em 1999, o Sextante gravou o CD “Grutas permitidas” ao vivo, no Rio de Janeiro e na Chapada dos Guimarães, como representante do Brasil na Tribuna Internacional da Unesco, em Paris. Roberto Victorio é também professor de Composição, Etnomusicologia e Estética da Música da graduação e do mestrado em Música na Universidade Federal de Mato Grosso e idealizador das Bienais de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso. Mais informações: www.robertovictorio.com.br.

SERVIÇO

Projeto “Territórios de Invenção – Residências Musicais”

Inscrições abertas para a residência “O tripé composição, pesquisa e regência”, com o compositor Roberto Victorio

Data: 3 a 14 de outubro de 2016

Site: http://www.residenciasmusicais.com.br/as-residencias/belo-horizonte/. Informações para a imprensa: (31) 9 8568 0075/ 9 8334 6845/ imprensaresidenciasmusicais@gmail.com

Informações gerais: (31) 3226-6866/ contato@residenciasmusicais.com

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags