Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Previdência do servidor federal foi tema de palestra neste sábado, 2, no SITRAEMG

Compartilhe

Palestra sobre “Previdência do servidor e Fundo de Pensão”, também pautou o evento deste sábado, 2, na sede do Sindicato. Ela foi proferida pelo economista José Prata Araújo, especialista em questões previdenciárias que mantém uma coluna sobre o assunto no Jornal do SITRAEMG e orienta os filiados do Sindicato, por telefone, em dúvidas sobre o assunto. Em sua explanação, Prata falou sobre o novo sistema de previdência do servidor público – o Funpresp. 

“Previdência virou assunto para especialista”, disse Prata, ao iniciar sua palestra, salientando que até 1998 este assunto era muito simples de ser tratado e muito facilmente entendido pelos trabalhadores. Hoje em dia, segundo ele, com inúmeras mudanças na legislação previdenciária, o tema tornou-se muito complexo. Na oportunidade, o economista se colocou a disposição para atendimento telefônico – (31) 3391-3623 – a servidores filiados e familiares no caso de dúvidas acerca do tema. “Gosto de fazer atendimento individual, pois, o direito (previdência) é coletivo, mas, cada servidor tem suas peculiaridades”, disse Prata.

A nova previdência do servidor federal do Judiciário, a Funpresp-Jud, foi criada pela Resolução 496, de 26 de outubro de 2012, do Supremo Tribunal Federal e ainda aguarda implantação definitiva. Ela depende da aprovação do seu estatuto e do regulamento pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc.   Segundo Prata, os novos servidores federais admitidos a partir da implantação definitiva da Funpresp-Jud serão submetidos compulsoriamente ao novo teto do INSS de R$ 4.159,00, podendo, facultativamente, participarem da Funpresp para buscar a complementação de sua aposentadoria. Prata acredita que o novo regime de complementação terá adesão em massa dos novos servidores, uma vez que não vão querer ficar submetidos ao valor do teto de aposentadoria do INSS.

O economista informou que, para um futuro próximo, quando da implantação definitiva do Funpresp-Jud, uma nova cartilha sobre a “Previdência” será confeccionada e entregue aos filiados do SITRAEMG a fim de diminuir as dúvidas pertinentes ao novo modelo de previdência.

Planos de previdência para o servidor federal

Prata explicou aos presentes sobre os três planos de previdência que os servidores públicos federais têm agora; um para cada período ingressado no serviço público.

1) para quem ingressou no serviço público até 31-12-2003, a aposentadoria permanece integral e com direito à paridade;

2) quem ingressou a partir de 01-01-2004 até a implantação definitiva da Funpresp-Jud não terá a aposentadoria integral, mas também não terá teto de benefício: o cálculo será feito pela média salarial retroativa a julho de 1994, limitado à última remuneração, e o reajuste do benefício será pelo INPC a cada início de um novo ano;

3) quem ingressar depois da implantação da Funpresp-Jud terá uma aposentadoria com teto de R$ 4.159,00 e terá direito à complementação de aposentadoria através da Fundação.

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags