“Com muita alegria, venho comunicar que o pedido do Sitraemg referente à vacina para os oficiais de justiça foi deferido aqui em Teófilo Otoni! Acabei de me vacinar, então venho agradecer muito a vocês e ao sindicato, desejando que todos tenham essa oportunidade em breve. E também gostaria de homenagear todos os colegas oficiais que infelizmente perderam a vida para a Covid”, escreveu o filiado Petrônio Mendes, oficial de justiça do TRT de Teófilo Otoni, no último dia 9, em mensagem de agradecimento enviada ao sindicato.
Mendes se refere ao sucesso da iniciativa do Sitraemg de enviar, ao secretário de saúde local, ofício solicitando que incluísse os oficiais de justiça do Judiciário Federal que lá trabalham no rol de grupos prioritários do Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a COVID-19 no município. Com isso, todos os oficiais locais da Justiça do Trabalho já se vacinaram, e os da Justiça Federal ainda terão reunião com o comitê técnico montado pela prefeitura teofilo-otonense para organizar a vacinação.
O Sitraemg tomou tal atitude por solicitação dos oficiais de Teófilo Otoni depois de informados de que a entidade havia encaminhado ofícios a oito instituições (CNJ, CSJT, CJF, TRT3, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Secretaria Estadual de Saúde, TRF1 e Coordenadoria Geral do Programa Nacional de Imunização) fazendo esse mesmo pedido em prol do segmento, para todo o estado de Minas Gerais.
Veja também: SITRAEMG reivindica a inclusão dos oficiais de justiça na linha de frente de vacinação contra a Covid-19
Com o aceno positivo da prefeitura de Teófilo Otoni, o sindicato enviou ofícios com o mesmo pleito aos secretários municipais de saúde das demais 35 cidades do interior dotadas de foros da Justiça do Trabalho e/ou de Subseções Judiciárias (Justiça Federal): Alfenas, Araguari, Barbacena, Betim Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Ituiutaba, Janaúba, João Monlevade, Juiz de Fora, (nesse caso, incluindo também os oficiais de justiça da Justiça Militar), Lavras, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Paracatu, Passos, Pato de Minas, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João Del Rei, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha e Viçosa.
- Confira cópia de um dos ofícios enviados