Por que ser um Diretor de Base do SITRAEMG?

Compartilhe

O SITRAEMG, como todos demais sindicatos, em conformidade com a estrutura sindical brasileira, conta com um número limitado de trabalhadores em sua diretoria. São apenas 17 diretores executivos para organizar e representar milhares de servidores dispersos por todo o Estado e inseridos em centenas de locais de trabalho. Além disto, a enorme maioria dos diretores executivos não está liberada em tempo integral para atuar no mandato sindical. Neste cenário, como superar o abismo que se impõe entre uma diretoria tão reduzida e uma base tão ampla tanto numericamente quanto em sua distribuição geográfica?

É aí que entram os Diretores de Base. Seu papel não se confunde com aquele dos diretores do Sindicato em seu mandato. Sua função possui um duplo eixo: está voltada, por um lado, para o interior do local de trabalho, conscientizando os trabalhadores sobre seus direitos e a necessidade de se envolver nas lutas e atividades promovidas pela entidade sindical, e, por outro, está voltada para o sindicato mesmo, auxiliando na elaboração de suas pautas e revindicações. O Diretor de Base é que faz o elo entre o seu local de trabalho e o Sindicato. Isto significa que este não possui um papel meramente passivo, de representar os trabalhadores que o elegeram, mas, sobretudo, de fazer chegarem as demandas específicas de sua localidade ao sindicato, e, por outro lado, atualizar os seus colegas sobre as atividades sindicais em curso.

Neste sentido, sua atuação é essencial para que o sindicato esteja ciente das principais demandas e revindicações dos servidores, não apenas aquelas mais gerais e comuns a toda categoria, mas, também, aquelas específicas de cada localidade. Um grupo numeroso e atuante de Diretores de Base permite ao sindicato intervir de maneira orgânica e dinâmica com o conjunto dos trabalhadores e não como uma instituição separada e apartada do cenário que configura o dia a dia de cada membro da base do SITRAEMG.

Por isto, o Diretor de Base não é, em nenhum sentido, uma função de menor importância que o Diretor Executivo. Ao contrário, uma parte não pode funcionar sem a outra, em particular, em um sindicato com uma base de trabalhadores tão ampla e distribuída por todo estado de Minas Gerais. Além disto, pelo seu maior número, por se fazerem presentes no interior de cada estrutura de trabalho e, ao mesmo tempo, próximos da realidade imediata do conjunto dos trabalhadores, o Diretor de Base executa o papel mais importante do Sindicato. Consciente desta situação, o SITRAEMG convoca e estimula os filiados a escolherem seus representantes nos locais de trabalho e se candidatarem como Diretores de Base.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags