Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Policarpo solicita nova portaria para pagamento da GAS no Judiciário

Compartilhe

Deputado Policarpo (PT/DF) participou na tarde desta quarta-feira, 18, de uma reunião com o Diretor Geral do STF, Miguel Augusto Fonseca de Campos para tratar da obrigatoriedade de aproveitamento no curso de reciclagem para o recebimento da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) no Judiciário. Também participaram o Presidente da Agepoljus, Edmilton Gomes; o coordenador geral do Sindjus, Jailton Assis e o advogado Jean Ruzzarin [da Cassell & Ruzzarin Advogados, que também presta assessoria jurídica para o SITRAEMG].

A GAS é regulamentada pela Portaria Conjunta Nº 01, de 2007, e segundo o Art. 3º, “é condição para continuidade da percepção da GAS a participação, com aproveitamento, em Programa de Reciclagem Anual, a ser oferecido pela Administração”. Em alguns órgãos entendem que, segundo este artigo, ficaria estipulado ao agente de segurança a aprovação nos cursos de reciclagem para o recebimento da gratificação por meio de provas.

Na reunião foi debatida essa necessidade de comprovação do aproveitamento. Segundo Jailton todos os servidores do Judiciário, que recebem a GAS, realizam a reciclagem; porém só aos agentes de segurança, e em alguns órgãos, o recebimento da gratificação está condicionado à aprovação no curso. Edmilton lembrou que no TRF não há a obrigação do aproveitamento, porém o TRT exige.

Atendendo uma solicitação dos agentes de segurança durante reunião na Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal, o deputado Policarpo pediu ao Dr. Miguel que analisasse o pleito e emitisse uma nova portaria para alterar a regulamentação anterior, trazida pela Portaria Conjunta Nº 1, de 2007, corrigindo um erro que prejudica diversos servidores públicos.

Durante a reunião Jailton e Edmilton afirmaram que os cursos de reciclagem são válidos e necessários para a formação do servidor, porém querem que o recebimento da GAS não fique atrelado à aprovação no curso, mas sim à realização do curso.

O deputado Policarpo defendeu a desvinculação da aprovação com o recebimento da GAS. E, também falou do PLP 330/2006 que trata da aposentadoria do servidor público policial e da necessidade de reconhecer as atividades dos agentes de segurança como de risco. “O Governo já se apresentou favorável a este reconhecimento”, afirmou o parlamentar.

Policarpo participou de reunião com agentes de segurança

No dia 09 deste mês o deputado Policarpo se reuniu com os servidores públicos a convite do presidente da Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal (Agepoljus), Edmilton Gomes.

A reunião se centrou em quatro eixos: aposentadoria especial, carreiras típicas do Estado, cômputo do título de graduação para adicional de qualificação dos técnicos judiciários do Poder Judiciário da União, além do debate sobre a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS).

Servidores de todo o País querem resolver os conflitos relacionados à exigência de provas em cursos preparatórios para que possam ter direito a incorporação da gratificação na aposentadoria.

FONTE: Site oficial

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags