A implantação do Processo Eletrônico na Justiça do Trabalho (PJe-JT) em Minas prossegue de vento em popa: na manhã desta quarta-feira, 19, a cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganhou sua 6ª VT e teve o PJe oficialmente implementado. O SITRAEMG esteve presente, a convite do TRT-3, e foi representado pelos coordenadores Hebe-Del Kader Bicalho e Artalide Lopes Cunha, aposentada da JT.
A solenidade também contou com a presença da presidente do TRT-3 desembargadora Deoclécia Amorelli Dias, a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara Perpétuo, da diretora do Foro de Betim, juíza Laudenicy Moreira de Abreu e representantes da OAB-MG, tendo sido convidado para protocolizar a 1ª ação trabalhista no PJe-JT o conselheiro da OAB em Betim, advogado Geraldo Costa de Farias. O processo recebeu o número 10.001 e foi distribuído para a 4ª VT do mesmo foro, tendo sua audiência agendada para março de 2013.
Em seus discursos, todas as autoridades fizeram questão de agradecer aos servidores e ao seu esforço para o crescimento e melhoria da JT. Eles também ressaltaram o fato da 6ª VT ser “a primeira totalmente eletrônica”, o que, na opinião da prefeita Maria do Carmo Lara, “vem agilizar e melhorar a vida dos trabalhadores em uma cidade do tamanho e da importância de Betim”. Para a juíza Laudenicy Abreu, o processo eletrônico é um novo paradigma para a Justiça do Trabalho. “Trata-se de uma medida histórica e de grande importância para o Foro de Betim, trazendo celeridade, segurança e facilidade de acesso aos processos”, pontuou a magistrada.
Ao se pronunciar, a desembargadora Deoclécia Amorelli, presidente do TRT-3, fez um rápido histórico da industrialização de Betim e destacou, como reflexo, o alto número de processos que as cinco varas até então existentes receberam entre janeiro e outubro deste ano: 9.364. “Com o desenvolvimento da Justiça do Trabalho, surgiram trabalhadores cada vez mais conscientes de seus direitos”, justificou, concluindo que “o PJe é a esperança de renovação e melhora do trabalho e da qualidade de vida dessas pessoas”.
Os coordenadores do SITRAEMG Hebe-Del Kader e Artalide Lopes, durante sua passagem pelo Foro Trabalhista de Betim, também visitaram os setores e conversaram com os servidores da casa. Na parte da tarde, os sindicalistas seguiram para a cidade de Contagem, também na Região Metropolitana, onde haveria solenidade de implantação do Processo Eletrônico em outra Vara do Trabalho. Vale lembrar que o Sindicato vem acompanhando o processo de implantação do PJe desde o princípio, a fim de assegurar que os servidores sejam devidamente inseridos nessa nova realidade, sem prejuízos de qualquer espécie.