Pirapora e Várzea da Palma receberam a visita do SITRAEMG nesta terça

Compartilhe

Durante toda esta terça-feira, 19, Lúcia Maria Bernardes de Freitas, coordenadora-geral do SITRAEMG, juntamente com Igor Melo Miranda, gerente executivo da Coopjus, visitaram servidores do TRT e do TRE nas cidades de Pirapora e Várzea da Palma. A visita do Sindicato foi bem recebida em todos os locais de trabalho posto que, devido às lutas pelo reajuste salarial, a entidade mal pode estar com a categoria no interior do estado.

O reajuste, aliás, foi abordado pela coordenadora, que explicou que o pagamento deve ser feito até o dia 26 deste mês, via folha suplementar, conforme veiculado na imprensa sindical (veja aqui). Como também tem feito nas conversas com os servidores, Lúcia Bernardes reforçou o papel do Sindicato na defesa dos interesses da categoria, como a saúde do trabalhador, o combate ao assédio moral, e os convênios e a Assessoria Jurídica – benefícios oferecidos aos filiados com condições bem mais atrativas que os de outras entidades. “Um Sindicato forte é um sindicato em que o servidor participa, o Sindicato são vocês”, afirmou Lúcia Bernardes.

TRT e a RA 63

Na VT de Pirapora, os servidores reuniram-se para conversar com a coordenadora Lúcia Maria Bernardes e Igor Miranda, da Coopjus (ambos em pé, à direita) (Foto: Janaina Rochido) 

Na visita aos servidores da Vara do Trabalho de Pirapora – responsável também por Várzea da Palma -, houve questionamentos sobre a implantação da Resolução Administrativa 63 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A principal preocupação, como em várias outras Varas, é com a retirada das funções comissionadas e com a chegada do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e). Lúcia reforçou que o SITRAEMG vem acompanhando de perto os trabalhos da comissão do TRT que estuda a implantação da medida no tribunal e vai fazer o que for necessário para resguardar os servidores.

TRE pede mais servidores

O Sindicato também esteve com os servidores das Zonas Eleitorais de Pirapora e Várzea da Palma e constatou graves problemas de infra estrutura e falta de servidores. A questão piorou após decisão da Justiça Eleitoral de devolver os funcionários requisitados e cedidos, pois, sem funcionários nos cartórios, os servidores do quadro encontram dificuldades para tirar férias e manter a agilidade na prestação jurisdicional. Os problemas do TRE são de conhecimento do SITRAEMG, que, de acordo com Lúcia Bernardes, já está buscando uma audiência com a Presidência do Tribunal Eleitoral para que este apresente soluções.

Servidores do TRE de Pirapora recebem o Sindicato e a Coopjus no Cartório Eleitoral (Foto: Janaina Rochido)

Os servidores também sugeriram que o Sindicato adote a transmissão de eventos e assembleias via internet, para facilitar a participação de mais trabalhadores do interior, que nem sempre conseguem se deslocar até Belo Horizonte – mesmo o Sindicato arcando com as despesas de deslocamento e hospedagem. De acordo com Lúcia, essa possibilidade já está em estudo pela coordenadoria.

Jadir, servidor do TRE em Várzea da Palma, posa entre Igor Miranda e Lúcia Maria Bernardes (Foto: Janaina Rochido)

Na manhã de quarta-feira, 20, o SITRAEMG visitará os servidores de Curvelo e, no mesmo dia, os de Diamantina. A programação ainda pode sofrer alterações, mas, até o momento, tudo segue dentro do previsto dentro das viagens rumo ao interior.

De Várzea da Palma, Janaina Rochido

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags