Participe do Curso de História da Música e Apreciação Musical

Compartilhe

O SITRAEMG está com as inscrições abertas para o “Curso de História da Música e Apreciação Musical”, que será realizado online para os servidores do Judiciário Federal de Minas, a partir do dia 4 de setembro, por meio da plataforma Zoom, ministrado pelo maestro Felipe Magalhães. As aulas serão nas sextas-feira, das 16h às 17h (com 12 semanas de duração). O curso gratuito terá aulas com exibição de vídeos e fotos, músicas de todas as épocas com comentários do maestro e explicações que relacionam as obras musicais a aspectos sociais, políticos e religiosos. O aprendizado será lúdico, de forma a vivenciar a música e os alunos poderão interagir por meio de perguntas.

Diante da pandemia do coronavírus, o maestro Felipe Magalhães ressalta que a música e a arte são ferramentas de suma importância para ajudar as pessoas a atravessarem esse delicado momento do isolamento social, mantendo uma boa saúde e bom equilíbrio emocional. Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o tema para fazer o curso. Serão disponibilizadas 80 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cassiam@sitraemg.org.br, informando o nome completo, e-mail, número de telefone (WhatsApp).

Resumo do curso de História da Música e Apreciação Musical: O curso passeia pela história da música ocidental desde os seus primórdios, na antiguidade grega, até os dias de hoje, passando pelo Renascimento, Barroco, Classicismo, Romantismo e século XX. A viagem pela história da música do ocidente se dá através da apreciação musical, ou seja, da escuta de diversos exemplos musicais cuidadosamente selecionados, para que os alunos possam compreender melhor o desenvolvimento de nossa cultura musical e, ao mesmo tempo, ampliar seus horizontes musicais.

Necessário para fazer as aulas: Instalação do aplicativo Zoom no celular ou computador e fone de ouvido. Conexão de Internet boa (banda larga).

Professor: O maestro Felipe Magalhães é bacharel em regência pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em musicologia pela Universidade Sorbonne Paris IV (França). Foi agraciado, em 2011, com a bolsa de estudos do Centro Internacional Nadia et Lili Boulanger, obtendo o Diploma Superior de Regência Orquestral da Escola Normal de Música de Paris, sob direção de Dominique Rouits. Foi regente titular do Coral da FCCDA, do Coral da Escola de Belas Artes da UFMG, do Coral Vozes do Campus e dos Corais Juvenil e Adulto do Instituto Cultural Inhotim, entre outros. Atualmente, Felipe Magalhães é regente titular da Orquestra Sesiminas Musicoop, do Madrigal Renascentista e do Coral Acordos e Acordes (Coral do SITRAEMG).

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags