O Parlamento do Mercosul (Parlasul) se reúne hoje, em sua primeira sessão do ano, para eleger o novo presidente, os integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2009/2010 e definir os integrantes das 10 comissões permanentes. A presidência será ocupada neste semestre pela representação do Paraguai, que deverá indicar o parlamentar Ignacio Mendoza Unzain para o cargo. No semestre seguinte, o presidente será indicado pelo Uruguai. O atual presidente é o deputado brasileiro Dr. Rosinha (PT-PR).
A reunião ocorrerá às 15 horas, na sede do Parlasul, em Montevidéu.
Comissões do Parlasul
Os parlamentares brasileiros se reúnem antes da reunião para definir os nomes para a vice-presidência do Parlasul – cargo que será ocupado por um parlamentar brasileiro na nova Mesa Diretora -, para a Presidência da Representação Brasileira no Parlamento e para os cargos de direção das comissões permanentes.
Às 10 horas, serão realizadas reuniões das comissões de Cidadania e Direitos Humanos; de Orçamento e Assuntos Internos; de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes; e de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo.