I Encontro de Assessores e Assistentes de Magistrados: Ergonomia: como posicionar-me no meu local de trabalho?

Compartilhe

A última palestra do dia abordou um tema de tamanha importância para a preservação da saúde corporal dos servidores públicos. O tema: “Ergonomia: como posicionar-me no meu local de trabalho?” foi proferido pelo subsecretário de Assistência à Saúde Ocupacional do TRT-MG Gustavo Henrique Mendes, que é engenheiro mecânico especialista em Engenharia de Produção; pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Higiene Ocupacional.

Pequenas mudanças no dia a dia do trabalhador, sobretudo aos que fazem uso do computador, podem ser responsáveis por melhorias ou preservação da sua saúde. Talvez para muitos seja novidade, mas, uma boa e adequada mobília no posto de trabalho – em casa ou no ambiente de trabalho – faz toda a diferença, explica Mendes.

De acordo com o palestrante, as lesões osteomusculares – dores no pescoço, costas, ombro, braços e pernas – geralmente são causadas pelos seguintes fatores: posturas inadequadas; mobiliário inadequado; volume e ritmo inadequados e sedentarismo. O engenheiro disse que móveis são como roupas: um tipo para cada fim. E que mesas e cadeiras para uso de computadores têm de ser específicas para esse fim. Dando dicas e mostrando algumas imagens, Mendes informou que as cadeiras ideais são as que proporcionam bom apoio lombar e com regulagens de altura do assento. O palestrante alertou, ainda, que estas devem ter a certificação da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas – (NBR 13962). “Cadeiras de chefes”, aquelas grandes e robustas, geralmente não são adequadas para trabalhos ao computador. Sobre as mesas, foi informado que elas devem ter bordas para não marcar a pele dos braços; devem estar a 74 cm do chão; não devem refletir luz e não devem ter gavetas de teclado.

O engenheiro chamou a atenção dos colegas e pediu que para que tomem cuidado ao comprar uma mobília. Preço não é tudo. Segundo o engenheiro, hoje em dia existe um mercado muito grande que oferece esses materiais, porém, em alguns casos, de má qualidade, o que agrava a saúde do usuário. Mendes disse que no TRT de Minas, a questão quanto ao uso de mobília correta vem sendo observada, a fim de que todos os servidores trabalhem com o material adequado. Na oportunidade ele informou que a dor na coluna é muito comum entre os servidores deste Tribunal.

Pontos-chave para um bom posicionamento

– Sentar-se na cadeira mantendo a coluna ereta;

– Manter os braços sobre a mesa com os ombros relaxados, observando se os cotovelos formam m ângulo de 90 graus;

– Verificar a altura e a distância do monitor de vídeo – a primeira linha deve estar à mesma altura dos olhos;

– Regular o encosto – ele deve possuir uma curvatura que acompanhe à de sua coluna lombar;

– Os joelhos devem estar em um ângulo de 90 graus e os pés devem ficar perfeitamente apoiados no chão.

Pausas regulares no trabalho

Também abordada em outras palestras deste Encontro, Gustavo Mendes destacou a importância de incorporar ao trabalho as pausas a intervalos regulares. Segundo o palestrante o ato de sentar-se é um esforço, e todo esforço mantido por tempo excessivo pode adoecer. Para quem trabalha ao computador, para o engenheiro, fazer pausas significa levantar-se, alongar o corpo e caminhar, e não simplesmente parar o que estiver fazendo. No TRT de Minas, a pausa a cada 50 minutos trabalhados já é regulamentada através de Resolução Administrativa.

Notebooks: use com moderação

O palestrante pediu bastante atenção ao fazer uso de notebooks. Ele informou que estes aparelhos não foram feitos para trabalhos demorados. Explicou que a ergonomia é a adaptação das ferramentas ao homem, e o notebook é o contrário: é a adaptação do homem à ferramenta, e por ser de fácil deslocamento, geralmente os notebooks são usados em sofás, camas e em mesas de jantar, o que traz com facilidade alguma doença.

Grupos de trabalho e construção do Plano de Ação

Ao término desta última palestra os servidores se dividiram em grupos para discussão e elaboração do Plano de Ação.

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags