O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (Saiba mais AQUI).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.
Para incentivar o exame preventivo do câncer de mama, a iluminação dos prédios do Congresso Nacional, da Catedral e do Palácio do Planalto ganharam tons de rosa, que permanecerão durante todo o mês de outubro. Sessão solene marcou o início das ações relativas ao movimento “Outubro Rosa” de combate ao câncer de mama. Em Belo Horizonte, a Praça da Estação foi tomada pela cor do movimento, assim como Museu de Arte de São Paulo (Masp), a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. (Veja mais sobre a campanha AQUI)
20 Anos da campanha Câncer de mama no alvo da moda
Traduzida para o português, O Câncer de Mama no Alvo da Moda completa 20 anos em 2015, e vem ajudando a quebrar tabus, e mostrar que o câncer de mama pode ser vencido. A Campanha trouxe um ar renovador sobre o tema. Incansavelmente apoiada por empresas, artistas, celebridades, imprensa e população em geral, ela se tornou um ícone de esperança, levando informação e estabelecendo uma nova postura das mulheres frente ao câncer, ou melhor, à vida.
Quando desembarcou no País, em 1995, a Campanha também foi logo acolhida pelo mundo da moda e das celebridades. Não faltou apoio. Ao contrário, O Câncer de Mama no Alvo da Moda ganhou passarelas, ruas, espaços na mídia, eventos esportivos, etc. Desfilou entre produtos dos mais variados segmentos e públicos. Mas a camiseta branca com o alvo azul foi o seu estandarte.
Veja o vídeo comemorativo da campanha desse ano clicando AQUI.