A proposta orçamentária de 2008 será votada em plenário na próxima semana. O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), marcou sessão do Congresso para a próxima quarta-feira (5). A preocupação, segundo ele, é atingir o quorum para análise da proposta, que teve votação concluída na Comissão Mista de Orçamento nesta quinta-feira (28).
O senador disse que falta apenas a confirmação do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT/SP), que está em viagem oficial a Quito (Equador), para formalizar a data, “impreterivelmente”.
“[A votação do texto orçamentário] será quarta-feira à noite, impreterivelmente. Estou esperando apenas a confirmação do presidente Chinaglia, que está no exterior, mas acredito que deverá ser quarta-feira”, anunciou Garibaldi, ao deixar o plenário, explicando o termo “impreterivelmente”.
Apesar da obstrução na votação já anunciada pelos parlamentares de oposição, Garibaldi disse que o Orçamento 2008 precisa ser votado com rapidez. “Ou temos o orçamento votado ou veremos no Congresso o orçamento por meio de medida provisória, que é a pior coisa que poderíamos ter”, disse.
O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), anunciou a obstrução do partido na votação do orçamento em protesto contra um anexo de metas da proposta, já aprovado na Comissão de Orçamento, no valor de R$ 534 milhões. Em razão disso, o partido, anunciou nesta quinta-feira, sua saída da Comissão de Orçamento.
“A oposição denuncia que há irregularidades. Vamos apurar. A irregularidade estaria nesse anexo e não em todo o orçamento. O orçamento não está contaminado ainda. Não há uma peste orçamentária”, disse Garibaldi, ao pedir que a oposição não mantenha a decisão de obstruir a votação da matéria.
Fonte: Diap