Em solenidade realizada na noite dessa terça-feira (24), no Dayrell Hotel, em Belo Horizonte, o coordenador do Sitraemg Alexandre Magnus foi agraciado com o diploma Mérito Sindical 2020. A homenagem é concedida pela Agência BHZ, com o apoio institucional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério do Trabalho e Emprego, Comissão Nacional de Direito Sindical do Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Nova Consultoria, a lideranças sindicais que se destacaram ao longo ano nas lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores em suas respectivas bases ou em conjunto com entidades representavas de outras categorias. A agência é dirigida pelo jornalista Rogério Reis, que produzia e apresentava o programa Agenda Minas, então exibido pela TV Band Minas.
Além da recomendação para que todos usassem máscaras e da distribuição de um vidro de álcool em gel para cada um, o acesso ao evento foi limitado a 40 pessoas, para evitar aglomerações. A filiada Flotilde Lacerda, oficiala de justiça da Justiça Federal em Belo Horizonte, esteve presente prestigiando o coordenador do Sitraemg.
Compuseram a mesa o próprio Rogério Reis, o advogado Bruno Reis, presidente da Comissão Nacional de Direito Sindical da OAB; o também advogado Silvio de Magalhães Carvalho Júnior, presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/MG; João Carlos Gontijo de Amorim, titular da Superintendência do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (Srte/MG; Alessandra Parreiras Ribeiro, chefe da Seção da Srte/MG; e José Geraldo Domingues, presidente do Sitramonti-MG.
Antes da entrega do diploma, foi respeitado um minuto de silêncio em respeito às vítimas e heróis da Covid-19. Em seu discurso de saudação aos homenageados, o jornalista Rogério Reis lamentou as quase 600 mil mortes de brasileiros em decorrência do novo coronavírus e os milhões de desempregados e desalentados do país, tudo isso em consequência da inação política, econômica e social do governo.
Galeria de fotos:
Os representantes da Srte/MG comemoraram a reativação do Ministério do Trabalho, embora isso tenha ocorrido dentro do objetivo maior do governo de acolher, em órgãos públicos, seus apoiadores das siglas do chamado Centrão. Alessandra Parreiras também lembrou que, infelizmente, o fim do imposto sindical trouxe muitas dificuldades para as entidades sindicais, muitas das quais tiveram que buscar outras fontes de arrecadação – como a cobrança da taxa de fortalecimento junto a suas bases – para sobreviver. O advogado Bruno Reis aproveitou a oportunidade para convidar os sindicalistas presentes para o V Congresso Nacional de Direito Sindical da OAB/Nacional, que será realizado nos dias 28 a 30 de setembro, ainda por plataforma virtual, em razão da pandemia.
Agradecimentos e necessidade de fortalecimento do sindicato
No vídeo abaixo, Alexandre Magnus dedica a homenagem recebida a sua família e aos amigos, pedindo desculpas pelas ausências de convívio, dedicou também às gestões passada e atual do Sitraemg pelo trabalho permanente e contínuo contra opressões, assédio, e luta em defesa dos servidores públicos e demais trabalhadores. Defendeu também o fortalecimento do sindicato.
Vale lembrar que o Sitraemg está fortemente engajado na luta contra a PEC 32/2020, da Reforma Administrativa, inclusive com alto investimento para veiculação de mensagens de esclarecimento sobre a proposta do governo à população, em emissoras de TV e rádio, e ainda em outdoors, painéis digitais e mídias sociais nos horários nobres (intervalos do jornal Nacional, CNN, Globo News etc). O fortalecimento da entidade, então, torna-se mais do que necessária e passa pela filiação do maior número possível de servidores do Judiciário Federal para enfrentarmos juntos e combatermos com o sindicato forte a retirada de direitos.
Se você ainda não é filiado, filie-se, através deste link (AQUI) ou entrando em contato com o sindicato pelos telefones (31)4501-1500 e 0800.283.4304.