Número de idosos chegará a 36 milhões em 2020
O presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Pará, Emídio Rebelo Filho, fez uma ampla exposição sobre o sistema previdenciário brasileiro no Fórum Cobap de Previdência Social – Regional Norte, realizado na Assembléia Legislativa do Pará, em Belém. Ele mostrou uma pesquisa do IBGE que prevê que daqui a 13 anos o Brasil terá 36 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Atualmente 19 milhões de brasileiros (10% da população) estão acima dessa idade.
Rebelo Filho disse que os números são significativos e que o País precisa ter uma política série para a seguridade social. “Os números são importantes até mesmo para se discutir o modelo de desenvolvimento”, avalia. No estado do Pará moram 600 mil pessoas com idade superior a 60 anos – 88 mil somente na capital Belém. Desse total, 540 mil são aposentados ou pensionistas, informa a federação dos aposentados.
Apesar do crescimento populacional da melhor idade, políticas governamentais estão muito atrasadas ou inexistentes. É o caso registrado no município de Santarém, interior do Pará. Naquele município a administração do INSS convive com a falta de funcionários e sem recursos.
O governo do estado também parece não se importar muito com o segmento. Eleitos em janeiro passado, todos os membros do Conselho dos Idosos aguarda nomeação pela governadora Ana Júlia Carepa (PT).
Fonte: Cobap