Com o intuito de verificar a situação de trabalho, segurança e saúde dos servidores em seus locais de trabalho, em tempos de pandemia, o coordenador regional do Sitraemg Alexandre Magnus visitou, nessa quinta-feira (4), os colegas dos cartórios eleitorais das cidades de Bicas (42ª ZE), Leopoldina (161ª ZE) e Mar de Espanha (170ª), todas elas na Zona da Mata mineira.
Em Bicas, foi recebido pelas colegas Camile Moraes, que é filiada ao sindicato, e Lívia. O outro servidor, Cristiano, chefe de cartório, trabalha remotamente, nesse momento, por fazer parte de grupo de risco em relação ao novo coronavírus. Ainda em Bicas, visitou e conversou com a aposentada Glória, que mora lá, mas trabalha no TRT de Juiz de Fora.
Na cidade de Leopoldina, estavam presentes a chefe do cartório, Márcia Marinato, e os também servidores efetivos Fabrício Dutra, Fábio Silva e Flávia Gonçalves, além das requisitadas Marluci e Margareth. Com Fábio preenchendo a ficha de filiação, agora fechou em 100% o percentual de filados da entidade naquela unidade da Justiça Eleitoral. Na mesma cidade, conversou também com o servidor Cláudio, que mora lá, mas é lotado no TRT de Cataguases.
Em Mar de Espanha, o coordenador do sindicato foi recebido pelos servidores Carlos de Castro Evangelista, Adriano Antônio Coelho de Brito Rocha (diretor de base) e Camila Souza da Silva.
Nas três ZEs visitadas, Alexandre Magnus reforçou que a direção do Sitraemg se preocupa, e muito, com as vidas e a saúde dos servidores. Por isso, neste momento da pandemia, luta incessantemente para que os tribunais adotem o trabalho remoto, para evitar a aglomeração e, consequentemente, oportunidades para o contágio e disseminação do vírus.
Em todas essas visitas, Magnus passou aos colegas os informes acerca das lutas da categoria, e do funcionalismo público em geral, contra a PEC 32/20, da Reforma Administrativa, e as PECs 186 e 188, de 2019, do Plano Mais Brasil, todas elas prejudiciais aos servidores e aos serviços públicos. Aproveitando a oportunidade, convidou-os para assistirem e participarem da live do sindicato que debaterá essas PECs, na próxima terça-feira (9), às 19h30, e para a assembleia virtual do próximo dia 13 (sábado), que deliberará sobre a greve sanitária da categoria.
Ele falou, ainda, sobre as centenas de convênios que a entidade disponibiliza, oferecendo serviços e produtos aos filiados, dentre os quais o Ecocursos, a preços e condições especiais de pagamento. Também conversou com eles a respeito de dezenas de ações ajuizadas em benefício dos filiados, como a que trata do auxílio transporte, e acerca da assistência oferecida na área de saúde do trabalhador e combate ao assédio moral.
Também foram dadas oportunidades para os servidores fazerem suas reivindicações individuais e gerais. O coordenador Alexandre Magnus ouviu-os atentamente, e as demandas já foram encaminhadas, cada uma para o setor pertinente do sindicato, dando efetividade também ao projeto Cata-Demanda e a retomada do projeto Pé na Estrada, que visa aproximar a entidade dos servidores do interior.