O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg) manifesta seu total repúdio à coluna do jornalista Ruy Castro, publicada na quinta-feira, dia 27, na Folha de São Paulo, com ataques desrespeitosos, levianos e infundados aos Oficiais de Justiça de todo o país.
Castro mancha sua trajetória ao fazer ilações sobre o trabalho destes profissionais, que, muitas vezes, colocam sua integridade física em risco, e até mesmo a própria vida, para que se faça cumprir uma ordem judicial. O escritor ultrapassa o limite do razoável ao chamar os oficiais de justiça de “sonâmbulos” e “palermas”. É inaceitável um ataque injustificável como esse.
Somente no estado de Minas Gerais existe um déficit de mais de 60 Oficiais de Justiça, o que dificulta a celeridade do trabalho e vem adoecendo aqueles que são obrigados a acumular o serviço de dois ou três oficiais.
Não se pode tratar casos isolados de forma genérica, sem levar em consideração todos os Oficiais de Justiça que saem diariamente às ruas, arriscando suas vidas no cumprimento de uma diligência.
Ao lado de outras entidades nacionais representativas da classe, o Sitraemg se solidariza a estes valorosos servidores públicos e exige uma retratação imediata de Ruy Castro e da própria Folha de São Paulo.